Uma pessoa não vacinada contra a Covid-19 tem o dobro de chance de ir parar no hospital com a variante Delta do coronavírus. É o que afirma um estudo realizado na Inglaterra e na Escócia e publicado na última sexta-feira (27/08/21) na revista The Lancet.
Um grupo de pesquisadores fez um estudo de coorte (que é um conjunto de pessoas que têm em comum um evento que se deu no mesmo período de tempo) em pacientes com a Covid-19 entre 29 de março e 23 de maio deste ano, que foram identificados com a variante alfa ou delta do SARS-CoV-2 por meio do sequenciamento do genoma do vírus.
As evidências desses dois estudos tem fortes evidências que os pacientes com infectados com a variante delta têm aproximadamente duas vezes o risco de admissão hospitalar em comparação com pacientes com a variante alfa. A hipótese foi confirmada por sequenciamento para todo grupo e pacientes e por subgrupos que analisaram os diferentes estados de vacinação dos pacientes.
A boa notícia, no entanto, é que a vacina segue protegendo, desde que com as doses completas. Do total, 74% de todos os participantes não estavam vacinados, 24% receberam só uma dose e apenas 2% estavam completamente vacinados. Isso comprova outras evidências de que as vacinas atuais perdem uma parte da sua eficiência para evitar contágios com a Delta, mas continuam sendo efetivas para evitar quadros graves da Covid-19 e a morte.
Os possíveis casos de reinfecção foram removidos do estudo para evitar a análise incorreta de variantes para diferentes episódios de tratamento.