Amazônia

Três deputados do Amazonas assinam pedido de CPI contra o STF e o TSE

Três deputados do Amazonas assinaram requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por suposto “abuso de autoridade”. Todos, não por coincidência, são bolsonaristas: Silas Câmara (Republicanos), Capitão Alberto Neto (PL) e Delegado Pablo (União Brasil).

A ideia da CPI partiu do deputado federal bolsonarista Marcel van Hattem (Novo-RS), com a desculpa de investigar “eventuais abusos de autoridade” praticados por membros das duas cortes. O pedido de instalação do grupo é mais um capítulo da disputa travada pela extrema direita brasileira contra o judiciário. A tensão aumentou após a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições e da negação do recurso do seu partido para anular parte dos votos do segundo turno.

Comentário – É altamente improvável que o pedido avance na casa, pelo menos neste momento em que as atenções do país estão voltadas para a Copa do Mundo e com novas eleições para a presidência da Câmara e do Senado em 2023. Até porque seria comprar briga com a corte que julga processos contra muitos desses parlamentares, incluindo o inquérito dos Atos Antidemocráticos, no qual estão envolvidos muitos que assinara a petição.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: