O Vocativo é um site de notícias e reportagens sobre Conjuntura Política e Ciência com base de atuação em Manaus, no Amazonas. No Vocativo, mais importante do que dar notícias exclusivas ou em primeira mão, é dar respostas. Ele existe para tentar ir além do simples factual, para dar ao leitor entendimento do que acontece ao seu redor. O site foi criado sob a compreensão de que o jornalismo é uma arma fundamental para a promoção de quatro pilares fundamentais da sociedade:
- Cidadania – Cabe ao jornalismo dar ao indivíduo ferramentas para o exercício pleno da cidadania de cada indivíduo e auxiliar na sua inclusão social;
- Registro histórico – Uma das funções do jornalismo é o registro histórico de acontecimentos para futuras gerações, refletindo a consciência social de cada época principalmente para o aprendizado;
- Qualidade de vida – Além da cidadania, o jornalismo precisa promover qualidade de vida. Afinal, não basta existirmos, é importante que essa existência seja, acima de tudo, produtiva e agradável;
- Sustentabilidade – Para que tudo isso seja possível, é preciso também promover a conscientização da importância da sustentabilidade como filosofia de vida. Afinal, para que o homem possa existir, ter qualidade de vida e registrar sua história, precisa que o planeta e o meio ambiente permitam isso;
Entendendo que só com informação será possível promover esses elementos para as pessoas, o Vocativo trabalha com as editorias Amazônia, Em Destaque, Contexto, Opinião e Cotidiano.
Em Amazônia, o site aborda os temas de maior impacto imediato na vida de cada cidadão da Região Amazônica, com ênfase no Amazonas e sua capital, Manaus.
Nas editorias Em Destaque e Contexto, ficam registrados os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, de maneira direta e objetiva.
Na editoria Em Destaque, são separadas notícias de circulação em comum com outros veículos devidamente comentadas e analisadas, dando profundidade além do puramente factual.
Já a Contexto, como o próprio nome diz, contextualiza. Tratam-se de reportagens com variado número de informações e fontes ouvidas e números levantados abordando um assunto mais amplo. Nela são abordados grandes temas que são atemporais.
Em Cotidiano, o portal aborda temas de forma mais abrangente e, na medida do possível, um pouco mais leve, atendendo a necessidade de promoção de qualidade de vida na linha editorial do site.
Já em Opinião temos os editoriais e artigos do site, não necessariamente escritos pelo editor.
Por que “Vocativo”?
Vocativo vem do latim VOCATIVUS, derivado de VOCARE, que significa “chamar”, derivado de VOX, que significa “voz”. Na língua portuguesa, Vocativo é o único termo isolado dentro da oração, pois não se liga ao verbo nem ao nome. A função do vocativo é chamar ou interpelar o elemento a que se está dirigindo. A ideia é que o site seja uma voz ativa dentro da sociedade e do jornalismo, que tenha sempre uma função independente.
Princípios editoriais
O Vocativo defende incondicionalmente
Direitos Humanos: O Vocativo se compromete a ser uma ferramenta que ajuda na promoção de promoção de direitos humanos, oportunidades e inclusão para todos os segmentos da sociedade;
Estado democrático de direito: O Vocativo combate a corrupção através de denúncias em reportagens e matérias investigativas principalmente com foco no poder público;
O Editor
Olá! A resposabilidade total de edição do site é minha, jornalista Fred Santana, sou amazonense, tenho 39 anos e meu número de registro profissional é o DRT/AM: 0000264.

Sou formado em comunicação social, habilitação em jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas. Comecei minha carreira como repórter freelancer do jornal A Crítica em 2002. Em 2008, decidi fundar o Vocativo.com, projeto que venho mantendo desde então.
Também trabalhei como repórter e editor do jornal Amazonas Em Tempo, entre 2016 e 2017. Se você quiser saber mais a meu respeito, visite minhas páginas nas redes sociais, no Instagram e no Facebook.
Parabéns, Fred!! Precisamos de ampliar o debate e vc é um ator destacado!!!
Peço permissão para repercutir suas matérias e disponibilizo as nossas para o mesmo fim, se lhe interessar
Claro. Fique à vontade