Sobre o Vocativo

O Vocativo é um site de notícias criado sob a compreensão de que o jornalismo tem como finalidade promover três coisas:

Cidadania – Cabe ao jornalismo dar ao indivíduo ferramentas para o exercício pleno da sua cidadania e auxiliar na sua inclusão social;

Qualidade de vida – junto com a cidadania, é preciso promover qualidade de vida. Afinal, não basta existirmos, é importante que essa existência seja, acima de tudo, produtiva e agradável;

Sustentabilidade – para que ambas sejam possíveis, é preciso também promover a conscientização da importância da sustentabilidade. Como filosofia de vida mesmo. Afinal, para que o homem possa sobreviver e usufruir da vida, precisa que o planeta e o meio ambiente permitam isso.

Entendendo que só com informação será possível promover esses três elementos para as pessoas, o Vocativo trabalha com as editorias Amazonas, Brasil, Mundo, Esportes, Entretenimento e Cotidiano.

Em Amazonas, Brasil e Mundo, o site aborda os temas de maior impacto imediato na vida de cada cidadão, no contexto em que estamos inseridos, procurando levar ao cidadão o entendimento dos seus direitos e deveres.

Em Cotidiano, o portal aborda temas de forma mais abrangente, mas com alcance de tempo mais variado e que fazem parte do nosso dia a dia (daí o nome) sem limitações geográficas.

As editorias Esportes e Entretenimento são fundamentais para promover o bem estar, a qualidade de vida e a interação social por meio da cultura, seja mais erudita, seja mais popular.

O site está no ar desde 2008 e tem estado presente em diversas pautas históricas como a Copa do Mundo no Brasil em 2014, eleições, eventos esportivos locais, visitas presidenciais, eventos internacionais como o Fórum Mundial de Sustentabilidade de 2011, além, é claro, da Pandemia do Novo Coronavírus.

Embora a base de operações do site seja a cidade de Manaus, capital do Amazonas, a ideia é que pessoas em qualquer parte do mundo sejam leitores assíduos. O Vocativo é como uma porta: serve tanto para os moradores se conectarem o mundo quanto para os visitantes que desejem conhecer a cidade.

O Vocativo também se coloca como defensor incondicional dos direitos humanos e do estado democrático de direito.

Por que “Vocativo”?

Vocativo vem do latim VOCATIVUS, derivado de VOCARE, que significa “chamar”, derivado de VOX, que significa “voz”. Na língua portuguesa, Vocativo é o único termo isolado dentro da oração, pois não se liga ao verbo nem ao nome. A função do vocativo é chamar ou interpelar o elemento a que se está dirigindo. A ideia é que o site seja uma voz ativa dentro da sociedade e do jornalismo, que tenha sempre uma função independente.

O Editor

Olá! A resposabilidade total de edição do site é minha, jornalista Fred Santana, sou amazonense, tenho 39 anos e meu número de registro profissional é o DRT/AM: 0000264.

Sou formado em comunicação social, habilitação em jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas. Comecei minha carreira como repórter freelancer do jornal A Crítica em 2002. Em 2008, decidi fundar o Vocativo.com, projeto que venho mantendo desde então.

Também trabalhei como repórter e editor do jornal Amazonas Em Tempo, entre 2016 e 2017. Se você quiser saber mais a meu respeito, visite minhas páginas nas redes sociais, no Instagram e no Facebook.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: