Sobre o Vocativo

O Vocativo é um site de notícias e reportagens sobre Conjuntura Política e Ciência com base de atuação em Manaus, no Amazonas. O site foi criado sob a compreensão de que o jornalismo é uma arma fundamental para a promoção de quatro pilares fundamentais da sociedade:

  1. Cidadania – Cabe ao jornalismo dar ao indivíduo ferramentas para o exercício pleno da sua cidadania e auxiliar na sua inclusão social;
  2. Registro histórico – Uma das funções do jornalismo é o registro histórico de acontecimentos da história no dia a dia, em tempo real, para futuras gerações, principalmente para o aprendizado;
  3. Qualidade de vida – Além da cidadania, o jornalismo precisa promover qualidade de vida. Afinal, não basta existirmos, é importante que essa existência seja, acima de tudo, produtiva e agradável;
  4. Sustentabilidade – para que tudo isso seja possível, é preciso também promover a conscientização da importância da sustentabilidade como filosofia de vida. Afinal, para que o homem possa existir, ter qualidade de vida e registrar sua história, precisa que o planeta e o meio ambiente permitam isso;

Para produzir conteúdo abrangente e aprofundado sobre esses temas, o Vocativo trabalha com as editorias Amazonas, Em Destaque, Contexto Cotidiano.

Em Amazonas, o site aborda os temas de maior impacto imediato na vida de cada cidadão do Amazonas, principalmente da capital Manaus, registrando sua história e dando a ele mecanismos para entender seus direitos e deveres.

Na editoria Em Destaque, ficam registrados os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, de maneira direta e objetiva.

Em Contexto, as notícias têm caráter mais analítico, procurando dar entendimento mais amplo e aprofundado de temas da atualidade, do país e do mundo.

Em Cotidiano, o portal aborda temas de forma mais abrangente e, na medida do possível, um pouco mais leve, atendendo a necessidade de promoção de qualidade de vida na linha editorial do site.

Por que “Vocativo”?

Vocativo vem do latim VOCATIVUS, derivado de VOCARE, que significa “chamar”, derivado de VOX, que significa “voz”. Na língua portuguesa, Vocativo é o único termo isolado dentro da oração, pois não se liga ao verbo nem ao nome. A função do vocativo é chamar ou interpelar o elemento a que se está dirigindo. A ideia é que o site seja uma voz ativa dentro da sociedade e do jornalismo, que tenha sempre uma função independente.

Princípios editoriais

O Vocativo defende incondicionalmente 

Direitos Humanos: O Vocativo se compromete a ser uma ferramenta que ajuda na promoção de promoção de direitos humanos, oportunidades e inclusão para todos os segmentos da sociedade;

Estado democrático de direito: O Vocativo combate a corrupção através de denúncias em reportagens e matérias investigativas principalmente com foco no poder público;

O Editor

Olá! A resposabilidade total de edição do site é minha, jornalista Fred Santana, sou amazonense, tenho 39 anos e meu número de registro profissional é o DRT/AM: 0000264.

Sou formado em comunicação social, habilitação em jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas. Comecei minha carreira como repórter freelancer do jornal A Crítica em 2002. Em 2008, decidi fundar o Vocativo.com, projeto que venho mantendo desde então.

Também trabalhei como repórter e editor do jornal Amazonas Em Tempo, entre 2016 e 2017. Se você quiser saber mais a meu respeito, visite minhas páginas nas redes sociais, no Instagram e no Facebook.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: