O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) defendeu em nota divulgada nesta segunda-feira (08/05/2023) o aumento da tarifa na capital do Estado. O anúncio aconteceu no momento em que acontece a negociação por aumento dos salários dos trabalhadores pertencentes aos Sindicado dos Rodoviários de Manaus.
O Sinetram afirmou que vem conversando com a classe e com o Prefeito de Manaus, Davi Almeida, para encontrar uma solução, mas lembrou que custo do Sistema de Transporte Coletivo não é reajustado desde 2017 e custa atualmente R$3,80.
O Sinetram afirma que não há como manter esse valor eternamente. “Todos os preços públicos e privados tiveram aumento nestes seis anos, inclusive dos salários. Desta forma, o Sinetram entende que o acréscimo de novos custos ao valor dos serviços prestados é importante para que se mantenha o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos”, considerando os investimentos previstos e necessários para a melhora contínua desse importante serviço à população, incluindo a contrapartida do usuário com o aumento da tarifa”, afirmou.
O grupo afirma já ter realizado todos os seus estudos de impacto de aumento de custo com suas sugestões do aumento da tarifa hoje praticada e espera que o IMMU, através do seu corpo técnico e seu Diretor-Presidente, realize também seus estudos e levantamentos técnicos. A ideia é que os resultados sejam levados ao Prefeito Davi Almeida.
Questionada pelo Vocativo, tanto a prefeitura de Manaus quanto o IMMU ainda não se manifestaram sobre a possibilidade do reajuste.