Sem categoria

Hidroxicloroquina está associada a aumento da mortalidade em pacientes com Covid-19

Hidroxicloroquina está associada a aumento da mortalidade em pacientes com Covid-19

Estudo publicado esta semana na revista Nature mostra que a hidroxicloroquina não apenas não possui efeito algum para o tratamento da Covid-19 como também está associada ao aumento da mortalidade em pacientes com a doença. O trabalho é a chamada meta-análise, uma técnica estatística que integra os resultados de dois ou mais estudos independentes sobre um mesmo assunto. Os resultados desse tipo de análise são considerados os mais confiáveis na ciência.

A pesquisa, de pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), analisou 146 ensaios clínicos randomizados investigando a hidroxicloroquina e a cloroquina como tratamento para a Covid-19. Nela, ficou constatado que o tratamento com hidroxicloroquina está associado ao aumento da mortalidade em pacientes com Covid-19. Além, é claro, de não trazer qualquer benefício para eles.

Estabelecidos como tratamentos para malária e doenças reumáticas, os dois medicamentos também podem acarretar efeitos adversos potencialmente graves, especialmente relacionados à arritmia cardíaca. A análise também conclui que não importa o momento em que a medicação é aplicada, ou seja, não adianta tomar “preventivamente” hidroxicloroquina para tratar a Covid-19.

Foto: Agência Brasil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: