Notícias

Covid-19: apenas 71% dos habitantes de Manaus completou esquema de vacinação

Em um ano e cinco meses, vacinação contra a Covid-19 vai mal em Manaus. Cerca de 218.220 pessoas aptas para imunização ainda não tomaram sequer a primeira dose, só 71% dos habitantes da cidade completou o esquema inicial e apenas 33% recebeu o reforço

No momento em que o resto do país se vê novamente diante de aumento de casos de Covid-19, os números da vacinação em Manaus preocupam. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) prefeitura, até esta sexta-feira (03/06/2022), 218.220 pessoas aptas para imunização ainda não haviam tomado nem sequer a primeira dose. Outras 251.056 precisam buscar as unidades de saúde para tomar a segunda dose. A dose de reforço também vai mal: apenas 732.679, cerca de 33% dos 2.219.580 habitantes da cidade tomaram o primeiro reforço.

“Nesta semana, a Semsa liberou a dose de reforço, que também chamamos de terceira dose, para todos os jovens de 12 a 17 anos, pois antes só os imunossuprimidos estavam sendo alcançados. Quem tem 18 anos ou mais, também pode tomar a dose extra, respeitando o intervalo necessário”, disse o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho. Até o momento, apenas 1.577.855 completaram o esquema inicial de duas doses, o que representa 71% dos habitantes da cidade, longe do limiar recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de pelo menos 85%.

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, os intervalos entre a segunda e a terceira dose são: 2 meses ou mais para adolescentes de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão; 28 dias ou mais para adultos imunossuprimidos; 3 meses ou mais para idosos a partir de 60 anos; e 4 meses ou mais para todas as pessoas a partir de 12 anos. Já a quarta dose, de acordo com o secretário, deve ser tomada depois de pelo menos quatro meses do recebimento da terceira dose, apenas por adultos imunossuprimidos, trabalhadores da saúde e pessoas com 50 anos ou mais.

A lista com os endereços das unidades pode ser conferida no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook). Os usuários também podem acessar a plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br) para confirmar se estão dentro do intervalo para segunda, terceira ou quarta dose.

“A vacina está liberada para todas as pessoas a partir de 5 anos de idade, sendo que as crianças e os adolescentes devem estar acompanhados de um adulto responsável para receber o imunizante. Os usuários precisam apresentar o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, ou certidão de nascimento no caso nas crianças”, orientou o titular da Semsa.

Djalma explicou que na Unidade de Saúde da Família (USF) Alfredo Campos, bairro Zumbi, zona Leste, a vacinação é exclusiva para crianças de 5 a 11 anos. Os demais oito locais de vacinação atendem todos os públicos (crianças, adolescentes e adultos). Na clínica da família Carmem Nicolau, bairro Lago Azul, zona Norte, a vacinação se estende até às 17h.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: