Exaustos pelas duas decisões por pênaltis anteriores, croatas vencem na base da garra e fazem final inédita
A Croácia está pela primeira vez na sua história em uma final de Copa do Mundo. De virada, a equipe derrotou a Inglaterra por 2×1 na tarde desta quarta-feira (11), no Estádio Luzhnikí, em Moscou e se credenciou para enfrentar a França, no próximo domingo, decidindo o título. Seu melhor resultado havia sido um terceiro lugar na sua estreia, em 1998, na França, quando foi derrotada na semifinal pela mesma adversária de domingo.
A Inglaterra abriu o placar aos 5 minutos numa falta cobrada por Tripper. A Croácia só empatou aos 23 minutos do segundo tempo e os 90 minutos terminaram em 1×1. Na prorrogação Mandzukic fez o segundo gol croata aos 2 minutos do segundo tempo da prorrogação, dando número definitivos no placar. A Croácia pode ser a nona seleção campeã do mundo, caso consiga derrotar a França na final.
Já a França, se vencer, consegue seu primeiro título fora. O seu único conquistado foi ganho na Copa de 98, disputada nos seus domínios. Croácia e França será a décima oitava final diferente na história das Copas, a oitava envolvendo um campeão do mundo e uma seleção sem título, que aconteceu pela última vez exatamente em 1998, quando a França ganhou seu primeiro título contra o já campeão Brasil.
CROÁCIA 2 X 1 INGLATERRA
Local: Estádio Luzhnikí, em Moscou (Rússia)
Data: 11 de julho de 2018, quarta-feira
Horário: 15 horas (de Brasília)
Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia)
Assistentes: Bahattin Duran e Tarik Ongun (ambos da Turquia)
Público: 78.011 pessoas
Cartões amarelos: Mandzukic e Rebic (Croácia); Walker (Inglaterra)
Gols: CROÁCIA: Perisic, aos 22 minutos do segundo tempo, e Mandzukic, aos 2 minutos do segundo tempo da prorrogação; INGLATERRA: Trippier, aos 4 minutos do primeiro tempo
CROÁCIA: Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic (Pivaric); Rakitic, Brozovic, Rebic (Kramaric), Modric (Badelj) e Perisic; Mandzukic (Corluka)
Técnico: Zlatko Dalic
INGLATERRA: Pickford; Walker (Vardy), Stones e Maguire; Trippier, Henderson (Dier), Dele Alli, Lingard e Young (Danny Rose); Sterling (Rashford) e Harry Kane
Técnico: Gareth Southgate