Amazônia

Secretaria de Infraestrutura do Amazonas é alvo de operação da PF

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (16/03/2023), a Operação Fata Morgana. O objetivo é investigar diversos crimes envolvendo empresas da área de construção civil e funcionários dos órgãos públicos do Amazonas (Secretaria de Infraestrutura – Seinfra) e do Acre (Departamento de Estradas de Rodagens do Acre – Deracre). Os nomes das empresas e dos suspeitos não foram divulgados pela PF.

Foram mobilizados cerca de 90 policiais federais, em quatro unidades da federação (Acre, Amazonas, Santa Catarina e São Paulo), que cumpriram 19 mandados de busca e apreensão, 12 mandados de suspensão do direito de participar de licitações e de firmar contratos com órgãos públicos e três suspensões do exercício da função pública.

A investigação foi iniciada a partir de Nota Técnica da CGU, que apontou diversas irregularidades relativas a contratos entre o Deracre e a Seinfra e um consórcio de empresas de engenharia. Os danos foram estimados em mais de R$ 5 milhões e deverão ser objeto de ressarcimento.

Se foram indiciados, os investigados poderão responder judicialmente pelos crimes de associação a organização criminosa, fraude em licitação ou contrato e falsidade ideológica, entre outros delitos acessórios, cujas penas somadas podem ultrapassar 21 anos de prisão.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: