Esta quarta-feira (02/08/2023) é o dia em que o consumo de recursos da Terra excedeu a capacidade do planeta de se regenerar no mesmo ano. A estimativa é feita todos os anos pela organização internacional Global Footprint Network (GFN). A entidade estabeleceu a data como o Dia da Sobrecarga da Terra, em inglês, Earth Overshoot Day, para gerar maior conscientização da sociedade para a agenda de sustentabilidade.
Para chegar a essa data, a empresa divide a quantidade de recursos ecológicos que a Terra pode gerar em um ano entre a demanda da humanidade (pegada ecológica) e a multiplica pelos dias do ano (365). Com isso, busca-se gerar consciência sobre o impacto que as ações humanas geram no meio ambiente e a necessidade de que todos os países e indústrias apoiem um desenvolvimento mais sustentável. De acordo com a mesma organização, o Brasil deverá esgotar seus recursos em 12 de agosto.
De acordo com a WWF Brasil, a humanidade melhorou em 2023 um pouco o consumo em relação a 2022, ganhando alguns dias em relação ao ano passado, quando atingimos a marca em 28 de julho. No entanto, a velocidade desse adiamento ainda é lenta. “O ideal é empurrar a data cada vez mais rapidamente para o final do ano, o que significaria que estaríamos usando os recursos naturais de forma adequada. Atualmente o padrão de consumo mundial indica que seriam necessários 1.7 planetas para sustentar a humanidade”, afirmou comunicado da ONG.