Com 22 votos de um total de 41, o vereador Caio André (PSC) foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para o biênio 2023-2024, na manhã desta segunda-feira (05/12/2022), em sessão no plenário Adriano Jorge, do parlamento municipal. Caio André disputou a presidência com o vereador Elan Alencar (Pros), que obteve 19 votos.
O novo presidente vai assumir o cargo no próximo dia 1º de janeiro, em substituição ao vereador David Reis (Avante). Caio André reforçou seu compromisso com a independência, transparência e democracia na Câmara, que segundo ele, continuarão conduzindo os trabalhos do parlamento.
Com passagem pela Secretaria Municipal de Esportes e secretário estadual de Juventude Esporte e Lazer, Caio André foi eleito vereador de Manaus em 2020.
Derrota para o prefeito David Almeida
A eleição foi vista como uma derrota para o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que apoiava inicialmente a manutenção do adversário de Caio André e então presidente da Câmara Municipal, David Reis (Avante) no cargo.
No entanto, a reeleição não é prevista no regimento interno da casa, o que rachou a própria base parlamentar do prefeito na casa. No fim, Elan Alencar disputou a presidência e acabou derrotado. Resta agora saber se essa divisão pode comprometer a administração de David Almeida.