Em Destaque

Queda das redes sociais permanece um mistério

Atualizada às 18h do dia 04/10/21

No final da manhã desta segunda-feira (04/10/21), serviços de internet e as redes sociais relacionadas ao Facebook começaram a apresentar instabilidade e queda ao redor de todo o planeta. O Facebook – a maior rede social do mundo -, o Instagram – a mais popular plataforma de compartilhamento de imagens – e o WhatsApp – o aplicativo de troca de mensagens via celular preferido dos brasileiros – ficaram indisponíveis para os usuários por uma falha ainda não detalhada pelo conglomerado.

Outras plataformas sociais, como o Telegram e o Twitter, apresentaram instabilidades e funcionam de maneira intermitente, com usuários de todo o mundo registrando queixas pelo serviço internacional de monitoramento de servidores e aplicativos Downdetector. Pouco antes das 17h, Mike Schroepfer, oficial-chefe de tecnologia do Facebook, publicou um pedido de desculpas para os usuários impactados pelo que classificou como “erros de rede”.

“As causas podem ser diversas. Na última indisponibilidade, que durou cerca de uma hora, especula-se que o problema foi com o DNS, porém, a empresa se limitou a informar que foi um problema técnico. As causas de hoje podem ser diversas, tanto em erros de links de conexão entre data centers, falhas em load balancers, queda de servidores de DNS internos, problemas em atualização de software (o que seria mais improvável)”, explica Fábio Covolo Mazzo, analista de sistemas com especialização em DataScience pela Johns Hopkins University.

As três redes começaram a retomar o funcionamento gradativamente no começo da noite. No entanto, ainda apresentavam instabilidade.

Impactos na vida real

Embora a queda das redes tenha impacto na nossa vida social e nas nossas atividades do dia a dia, principalmente de produtores de conteúdo, é no comércio o maior impacto até aqui.

“A queda afeta toda a economia, incluindo a de pequenos comerciantes. Muitos restaurantes, lojas e outros serviços trabalham exclusivamente por WhatsApp ou seus clientes conhecem apenas o seu WhatsApp. Imagine um restaurante que não trabalha com nenhuma plataforma de delivery, atendendo apenas por WhatsApp os pedidos – a queda nas vendas provavelmente foi dramática”, alerta Fábio.

Redes se manifestam

O Facebook confirmou, por meio do Twitter que usuários estão tendo dificuldades para acessar seus aplicativos, incluindo WhatsApp e Instagram. Em comunicado, a empresa afirmou que trabalha “para que tudo volte ao normal o quanto antes”. Também há reclamações sobre operadoras de telefonia e internet Claro, Vivo, TIM e Oi no Brasil.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, informou o grupo norte-americano. O WhatsApp também usou o Twitter para relatar o problema.

O Instagram afirmou que a rede social e “seus amigos estão passando por um momento difícil”. “O Instagram e os amigos estão passando por um momento difícil e você pode estar tendo problemas para usá-los. Tenha paciência conosco, estamos nisso!#instagramdown”, informou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: