Contexto

Profissionais negros recebem até 34% a menos do que brancos

Dados da 63ª edição da Pesquisa Salarial realizada pela Catho, empresa de tecnologia que atua com mercado de trabalho, revela que profissionais negros ainda hoje recebem até 34,15% a menos do que trabalhadores brancos em todos os níveis hierárquicos e de escolaridade. A informação vem a público na data do dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. A pesquisa foi realizada com 8.403 profissionais de todo o País

De acordo com o levantamento, os profissionais negros recebem menos do que os brancos em todos os níveis hierárquicos. Em cargos de diretoria esses profissionais ganham 29,5% a menos e a desigualdade segue em todos outros níveis de atuação: como Coordenador (-10,6%), Especialista graduado (-12,5%), Analista (-8,3%), Especialista técnico (-9,4%), Assistente (-3,2%) e Operacional (-2,8%).

“Esse levantamento reforça o quanto a desigualdade racial está presente em todos os âmbitos sociais e econômicos. Esses números são alarmantes, pois é inadmissível que um profissional ganhe menos, com o mesmo nível hierárquico e de escolaridade, apenas pela cor da sua pele. Mas esse cenário do mercado de trabalho é apenas um reflexo do racismo estrutural que, infelizmente, encontramos na sociedade e isso precisa mudar com urgência”, lamenta a gerente do grupo, Bianca Machado.

A desigualdade salarial fica ainda mais discrepante quando comparamos os salários recebidos por negros e brancos com o mesmo nível de escolaridade. Profissionais negros recebem menos mesmo com Doutorado (-34,1%), Mestrado (-29%), MBA (-22,1%), Formação superior (16,7%), Ensino médio (5,6%) e Ensino Fundamental (4,8%).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: