A compra de 250 pistolas TS9, calibre 9mm, feitas pela Prefeitura Municipal de Manaus junto à fabricante Taurus custou ao todo R$ 895.712,5 aos cofres públicos. O Vocativo havia publicado anteriormente a estimativa de R$ 1,6 milhão com base nos preços de mercado, uma vez que a prefeitura não havia respondido o valor exato. No entanto, o site conseguiu uma cópia do contrato com exclusividade nesta segunda-feira (29/11/21) via Lei de Acesso à Informação (LAI).
Os armamentos serão destinados para a o armamento da Guarda Civil Municipal, após os ataques ocorridos na capital do Amazonas no dia 06 de junho. Na ocasião, o prefeito David Almeida anunciou o envio para Câmara Municipal de Manaus (CMM) de uma mensagem com a proposta de criação da Secretaria Municipal de Defesa Social, além da autorização para armar a Guarda Municipal, que aprovou a mudança em agosto.
Na época, não havia sido encontrada nenhuma informação sobre a compra no Portal da Transparência do município. O Vocativo solicitou da prefeitura uma cópia do contrato na época, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria. Foi preciso recorrer Lei de Acesso à Informação (LAI) para conseguir uma cópia do contrato.