Ao contrário do que se imaginava, a posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) ocorrida neste domingo (01/01/2023) não encerrou as atividades do acampamento de bolsonaristas na porta do Comando Militar da Amazônia, na zona Oeste de Manaus. O Vocativo esteve novamente no local no final da tarde desta segunda-feira (02/01/2023) e pode conferir que os manifestantes continuam na porta do quartel.










Mas ao contrário do que o site pode conferir em novembro, a quantidade de pessoas diminuiu consideravelmente. Em contagem rápida, a estimativa é de por volta de 30% do público presente na apuração da matéria de 13 de novembro. A quantidade de carros de luxo no local, ao contrário do princípio, é praticamente zero no momento.
O perfil dos presentes também não é o mesmo. Apenas 3 jovens que aparentavam ter menos de 25 anos estavam no local. Os demais eram praticamente todos idosos, aparentemente aposentados. A quantidade de vendedores ambulantes e equipamentos de som também diminuiu consideravelmente. Apenas uma viatura da polícia acompanhava as ações do grupo.
Apesar da mudança, o clima de expectativa entre os presentes era o mesmo de antes. Alguns manifestantes foram ouvidos de maneira informal (por motivo de segurança) e se diziam confiantes em alguma ação das forças armadas para anular as eleições de outubro de 2022, mesmo sem a presença do ex-presidente Bolsonaro no país. No momento da reportagem, vários bolsonaristas realizavam uma espécie de marcha em círculo ao som de canções militares.
Descubra mais sobre Vocativo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

