Amazônia

PF faz operação contra garimpo ilegal em Jutaí, no Amazonas

A Polícia Federal no Amazonas realizou na manhã desta quarta-feira (20/07/2022) a Operação Uiara III. Nela, os investigadores procuram desarticular organização criminosa que pratica garimpo ilegal, corrupção ativa e passiva, crimes ambientais e possíveis outros em sua maior parte na cidade de Jutaí, no interior do Amazonas. A operação contou com a participação de policiais federais do Amazonas e do COT(Comando de Operações Táticas).

Entre os alvos da operação estão o prefeito da cidade, Pedro Macario Barbosa (PDT), além de secretários e assessores municipais. Eles são suspeitos de cobrar propina de garimpeiros, inclusive pago com ouro em espécie. O prefeito já havia sido preso em novembro de 2021 pelo mesmo crime.

Ao todo foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e dez medidas cautelares, dentre elas as de afastamento do cargo e funções públicas de todos os envolvidos, do acesso à prefeitura do município, além da cassação de autorizações de garimpos de minério ilegal.

As penas, somadas,podem ultrapassar a 20 anos de reclusão. Na operação foram destruídas 131 balsas, sendo três pessoas presas com 150 gramas de ouro extraído ilegalmente da calha do Rio Madeira. Em Borba, foram destruídas 34 balsas.

A PF relembrou que atualmente toda a atividade de lavra de minério na região é ilegal e que as ações objetivando a desintrusão de garimpeiros continuarão a ser realizadas, assim como serão estendidas no decorrer do ano a outras regiões no Estado do Amazonas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: