Novamente diante de uma plateia. Novamente após uma pergunta incômoda. Novamente contra uma mulher. David Almeida (Avante) demonstrou mais uma vez comportamento truculento, autoritário e machista durante evento da Prefeitura de Manaus na tarde desta quinta-feira (07/10/21).
Durante coletiva de imprensa para anúncio nas áreas de saúde e planejamento urbano, Almeida foi abordado pela repórter Gabriela Alves, do Portal Amazonas1, a respeito das irregularidades na seleção dos beneficiários dos apartamentos do Residencial Manauara II. O prefeito, que é acusado de favorecer parentes no sorteio, vociferou contra a profissional, acusando o veículo para o qual ela trabalha de tentativa de extorsão. Na sua cabeça, um veículo de imprensa só critica uma autoridade política porque não está sendo paga para bajulá-la.
Não é a primeira vez que isso acontece. Em julho, o prefeito também vociferou contra a repórter e editora da Revista Cenarium, Paula Litaiff. Ainda durante as eleições de 2020, após um debate entre os então candidatos a prefeito, David Almeida também quase agrediu o assessor e um dos seus adversários, o ex-governador Amazonino Mendes, de 80 anos.
Primeiro: vamos imaginar que fosse verdade a acusação. Sendo assim, é sua OBRIGAÇÃO provar e levar a público quem são os beneficiados e quem fazia tais pagamentos. Dinheiro público não pode ser usado para pagar propina para jornalistas. Se não fizer isso, está prevaricando. E agindo como um moleque.
Segundo: mesmo que fosse o caso, a repórter ali não tem responsabilidade nisso. Ela está apenas e tão somente cumprindo a função para a qual foi designada. E David Almeida, enquanto prefeito, tem OBRIGAÇÃO de responder as perguntas da jornalista. Goste delas ou não. E ao repetir um ato contra uma mulher, demonstra comportamento machista. Fosse um repórter homem com o dobro do seu tamanho, teria ele essa postura?
Terceiro: já passou da hora do prefeito David Almeida aprender qual é a função para a qual foi eleito e qual é a função da imprensa. A sua função é gerenciar os recursos do contribuinte para resolver os problemas da cidade. E como gestor público, deve total e irrestrita transparência dos seus atos. E como servidor público, tem a OBRIGAÇÃO de ter compostura e decoro no exercício das suas funções.
Quanto à imprensa, cabe a ela fiscalizar a atuação dos agentes públicos e questioná-los sobre isso. Não seguir a pauta que ele desejar ou “divulgar notícias positivas da cidade”. Para isso, nós estamos pagando o salário da Secretaria de Comunicação da prefeitura.
Mas o dado mais curioso é a justificativa usada por Almeida para o destempero toda vez que é confrontado com uma pergunta que o incomoda: a de que isso só acontece porque a imprensa não é paga. Se essa é a sua concepção das pessoas, isso diz muito sobre ele mesmo.
David Almeida nunca escondeu seu alinhamento ao Bolsonarismo. E esse comportamento truculento, autoritário, machista e pouco transparente – haja vista a quantidade de licitações que sua administração dispensa – reforçam essa concepção. Talvez seja interessante ele observar o resultado das eleições de 2020 e as pesquisas de opinião para presidente em 2022. Tudo indica que o bolsonarismo voltará para o buraco de onde nunca deveria ter saído. E se ele seguir a tendência, pode ter o mesmo destino em eleições futuras.