Opinião

Opinião: Forças Armadas, não nos interessa o que vocês pensam

As Forças Armadas brasileiras se prestaram mais uma vez a servir de instrumento de intimidação nas mãos do futuro ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na manhã desta sexta-feira (11/11/2022), uma nota em conjunto das três forças (Marinha, Exército e Aeronáutica) defendeu as manifestações golpistas que acontecem em todo o país desde o fim do segundo turno das eleições deste ano.

Pra começar, não há absolutamente nada de legítimo ou legal nessas manifestações. Mesmo que não estejam mais impedindo o direito de ir e vir alheio. Elas pedem que não se respeite o resultado do voto popular nas urnas. Basicamente isso. Mas pior: que não se respeite pelo uso da força, com armas contra civis desarmados, com força letal se necessário. O que essa gente com camisas da seleção, bandeiras e hinos pedem declaradamente é: matem se precisar, mas não permitam que o candidato que eu não gosto assuma o poder. Intervenção militar é ditadura em bom português.

Em uma democracia, é fundamental o equilíbrio de forças durante o diálogo. Eu e você, quando discordamos em uma questão importante, usamos a lei e o judiciário para desempatar. Quando uma parte se coloca no debate armado, esse equilíbrio é quebrado. Essa parte ganha o poder de IMPOR sua vontade ao outro, mesmo que a lei não lhe dê razão. E as forças armadas mostraram hoje que não vêem problema nenhum nisso. Isso é extremamente grave e merece uma resposta da sociedade civil que a comanda.

A esta altura, já passou da hora de imprensa e opinião pública colocarem um basta nesse discurso golpista. Afinal, eleições são assunto civil e não interessa a opinião de militares a esse respeito. E como infelizmente os atuais comandantes das tropas já descumpriram seu papel institucional e tomaram partido de um candidato, é bom se acostumarem com a derrota e já irem limpando suas gavetas, porque precisam ser trocados das suas funções.

No que cabe ao Vocativo, esse tipo de notinha golpista e covarde, que usa discurso ambíguo pra atiçar manifestantes ensandecidos não terá mais espaço neste site. Se os militares brasileiros estão tão fechados assim com Bolsonaro, tenham coragem, dêem esse maldito golpe e assumam o que são diante do mundo. Do contrário, não nos interessa suas opiniões sobre o que não lhes cabe opinar.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: