Eleições 2022

A apuração do primeiro turno das Eleições 2022

19h50

Virada no Senado – Com 40,02%, o atual Senador Omar Aziz (PSD) acaba de passar o bolsonarista Coronel Menezes (Patriota) que tem até aqui 40,00%. A diferença é de incríveis 695 votos. Até aqui 94,54% das seções foram totalizadas no Amazonas.

19h45

Comentário: o ex-presidente Lula manteve a média das pesquisas de 47% de votos. O que surpreendeu foi a quantidade de votos do presidente Bolsonaro, que até aqui tem 44%. Em contrapartida, Ciro Gomes caiu de 6% para 2% e Simone Tebet de 6% para 4%. É nítido que houve o chamado voto útil, mas ao contrário do que muitos imaginavam, ele foi para Bolsonaro e não Lula.

19h30

Virada dupla – Com 89% das urnas apuradas no Amazonas, o ex-presidente Lula, com 47,55% dos votos passou o presidente Jair Bolsonaro, que tem 44,48% do total. O ex-governador e atual senador Eduardo Braga (MDB), com 19,89% dos votos passou o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), que tem 19,58% e deve disputar o segundo turno com Wilson Lima (União Brasil), que tem 41,40% dos votos.

19h25

Transportes – A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), informa que a gratuidade no transporte coletivo encerrou às 18h, como determinou o Decreto Municipal 5.399, de 28 de setembro de 2022.

19h15

Com 70% das urnas apuradas para as eleições presidenciais, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virou a corrida eleitoral e passou a liderar, com 45,74%. Jair Bolsonaro (PL) está em segundo lugar, com 45,51% dos votos válidos. Simone Tebet (MDB) aparece em terceiro, com 4,42%, e Ciro Gomes (PDT) está em quarto, com 3,08%

19h10

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas divulgou, no início da noite os dados parciais das Eleições de 2022 em todo o Amazonas. De acordo com o presidente do TRE-AM, desembargador Jorge Lins, muitos fatores contribuíram para a formação das filas nas escolas eleitorais, entre elas, a exigência da biometria, o número de candidatos para votar e o horário unificado de votação em todo o País.

“Muitos eleitores deixaram para ir aos seus locais de votação na última hora, talvez por causa da mudança do horário; a biometria é outro fator porque existem pessoas que demoram a mais para fazer a identificação, no entanto, o processo não foi prejudicado e eleitor pôde concretizar a sua cidadania”, explicou. Ainda de acordo com o presidente do TRE-AM, por causa da alta demanda, até às 18h, 13 municípios, entre eles a capital, ainda estavam processando votos.

18h05

Até o momento, Wilson Lima (União) está na frente com 37,33% dos votos válidos. Amazonino Mendes (Cidadania) está em segundo lugar, com 22,39% dos votos válidos. Até agora foram apurados 25,58% das urnas.

17h45

Durante fiscalizações e atendimento a denúncias neste domingo, a Polícia Federal, fez diversas apreensões. Dentre elas, 23 cestas básicas, material de campanha (adesivos, santinhos e cartazes) e aproximadamente R$ 2.100,00 em dinheiro, que seriam distribuídos à comunidade de baixa renda em Manaus, em favor de campanha de um candidato a Deputado Federal e uma Candidata a Deputada Estadual. A mulher que fazia a distribuição foi presa em flagrante pela Polícia Militar e encaminhada à sede da Polícia Federal.

17h35

Balanço da Operação Eleições 2022 divulgado às 17h pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública contabiliza 939 crimes eleitorais e 307 prisões em todo o país neste domingo de eleições. Foram 233 registros de crimes de boca de urna e 149 de compra de votos/corrupção eleitoral. Há, ainda, 33 casos de violação ou tentativa de violação do sigilo do voto.

17h

Joana D’arc (União Brasil), Roberto Cidade (União Brasil), Felipe Souza (Patriota), Daniel Almeida (Avante), Débora Menezes (PL), João Luiz (Republicanos), Sinésio (PT), Joelson Silva (Patriota), Serafim Corrêa (PSB) e Alessandra Campêlo (PSC) são os dez candidatos mais votados até o momento nas eleições para deputado estadual do Amazonas.

16h55

A tendência é de uma apuração lenta em todo o país e também aqui no Amazonas. Muitas escolas estão alertando para a lentidão da internet, o que está dificultando a transmissão dos dados. Isso sem contar a demora das filas, muito provavelmente em função no atraso da biometria dos eleitores.

16h50

Amon Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL), José Ricardo (PT), Silas Câmara (Republicanos), Saullo Vianna (União Brasil), David Reis (Avante), Marcelo Ramos (PSD) e Fausto Jr. (União Brasil) lideram até aqui a votação para deputado federal pelo Amazonas. Para o senado, Coronel Menezes (Patriota) vai liderando a corrida com 46% dos votos. Até o momento temos 4,25% das urnas apuradas em todo estado.

16h35

Tranquilidade – A Transparência Eleitoral Brasil apresentou agora à pouco o terceiro e último comunicado da missão de observação eleitoral das eleições gerais de 2022. Foram encaminhados ao longo do dia aproximadamente 450 informes pelos 98 observadores espalhados por 30 cidades no Brasil e em consulados e embaicadas em sete países

De acordo com os observadores, o que se verifica é a manutenção das tendências inicialmente indicadas nos dados divulgados nos dois comunicados anteriores, que não sofreram quaisquer mudanças drásticas. Permanece baixo o número de relatos de falha técnica em urnas e dispositivos correlatos, por exemplo. Este quadro confirma que, segundo os locais de votação observados, as eleições transcorrem com normalidade.

16h25

Com 2,5% das urnas finalizadas, Wilson Lima (União Brasil) vai liderando neste início de apuração com 36,33% dos votos, seguido de Amazonino Mendes (Cidadania) com 23,43% e Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 17,81% dos votos. No cenário nacional, 0,45% das seções totalizadas, Jair Bolsonaro (PL) vai liderando com 47%, seguido de Lula (PT) com 41%.

16h10

Após nove horas de votação, as seções eleitorais foram fechadas em todo o país. Quem ainda está na fila não precisa se preocupar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante o direito a votação de quem chegou à fila antes das 17h (horário de Brasília) e está dentro das seções.

Segundo o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, os eleitores que ainda estiverem na fila no horário limite estão recebendo senhas que garantirão o direito ao voto. “Obviamente, está tudo na normalidade para todos os eleitores e eleitoras que chegarem até as 17h. Serão distribuídas senhas para que se completem normalmente as eleições”, disse o ministro em entrevista coletiva no início da tarde.

Neste ano, o horário de votação em todo o Brasil foi unificado. Os eleitores das áreas sob o horário oficial de Brasília votaram das 8h às 17h. Esse horário vale para as Regiões Sul, Sudeste Nordeste, parte do Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal) e do Norte (Tocantins, Pará e Amapá).

1 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: