Eleições 2022 Em Destaque

Lula é diplomado e Moraes promete punição contra extremistas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou nesta segunda-feira (12/12/2022) a cerimônia de diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. O presidente eleito defendeu a democracia e reafirmou o compromisso de fazer do Brasil um país “mais desenvolvido e mais justo”. No mesmo evento, o Ministro Alexandre de Moraes prometeu punir os responsáveis pelos atos antidemocráticos em todo o país.

Lula discursou após ser diplomado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, como candidato eleito. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, também recebeu o documento. Após receber o diploma, Lula fez um discurso emocionado em defesa de democracia e do sistema eleitoral. Segundo o presidente eleito, durante as eleições, a nação foi “envenenada com mentiras” produzidas nas redes sociais, semeando “mentira e ódio”. 

Em seu discurso, Lula ratificou que sua diplomação representa, acima de tudo, uma vitória da democracia e de um projeto de reconstrução do País. “Esse diploma que eu recebi não é do Lula presidente, é um diploma de uma parcela significativa do povo que conquistou o direito de viver em democracia nesse País. (Para) quem passou o que eu passei nos últimos anos, estar aqui agora é a certeza de que Deus existe”, destacou, reafirmando seu compromisso de fazer do Brasil um País mais desenvolvido e justo, com garantia de dignidade e qualidade de vida para todos os brasileiros.

O presidente Lula alertou ainda que a democracia enfrenta um imenso desafio ao redor do planeta e falou do desafio que será reconstruir as políticas enfraquecidas pelo último governo. “Nesta semana em que o gabinete de transição vem escrutinando a realidade atual do País, tomamos conhecimento do deliberado processo de desmonte das políticas públicas e dos instrumentos de desenvolvimento, levado à cabo por um governo em destruição nacional. Soma-se a esse legado perverso o ataque sistemático às instituições democráticas”, completou Lula.

Anistia não

Durante seu discurso, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, afirmou que promoveram ataques antidemocráticos, desinformação e discurso de ódio nas eleições de 2022 serão identificados e punidos. “Essa diplomação atesta vitória plena e incontestável da democracia contra os ataques antidemocráticos, desinformação e contra o discurso de ódio proferido por diversos grupos que identificados, garanto, serão responsabilizados para que isso não retorno nas próximas eleições”, disse.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: