Após pressão do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público, a prefeitura de Manaus enviou nesta sexta-feira (22/01) a lista parcial de quem recebeu as primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 na cidade.
Enquanto a lista exclui profissionais de hospitais e fundações que tratam de pacientes infectados, conta com empresários, políticos e secretários do município que não atuam na linha de frente da pandemia.
O empresário Bento Martins de Souza e sua esposa, Jane Soares Pereira, proprietária da empresa JSP Serviço de Alimentação e Limpeza, aparecem na lista. A empresa presta serviço de fornecimento de refeições no Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Sul.
A nova secretária de saúde do município, Shadia Hussami Hauache Fraxe, também faz parte do grupo de imunizados, assim como o secretário estadual, Marcellus Campêlo. Nenhum dos dois atua diretamente no contato com pacientes infectados pelo novo coronavírus. O atual secretário municipal de Limpeza Pública de Manaus e ex-deputado estadual, Sebastião Reis (Sabá Reis) também integra a lista.
Enquanto isso, apenas duas pessoas que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram vacinadas. Locais que realmente atuam no tratamento de pacientes com a Covid-19 como a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e a Fundação de Medicina Tropical Henrique Vieira Dourado (FMT-HVD) não receberam doses da CoronaVac.
Com todo esse impasse, a vacinação continua suspensa hoje.
Foto: Ruan Souza / Semcom