O presidente Jair Bolsonaro encerrou de maneira melancólica sua passagem pela reunião do G20 neste domingo (31/10/21). Bolsonaro decidiu não ir à reunião de encerramento do evento que reúne o grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo, em Roma, na Itália.
Isolado em todas as reuniões e sem fechar qualquer acordo de cooperação, o presidente saiu pela porta dos fundos da embaixada brasileira na capital italiana, em Piazza Navona. O presidente preferiu fazer uma caminhada com aproximadamente 25 apoiadores, que se organizaram via WhatsApp.
Neste sábado (30/10/21), Bolsonaro discursou e deu destaque ao avanço da vacinação brasileira contra a covid-19. “No Brasil, mais da metade da população nacional já estão plenamente imunizados de forma voluntária. Mais de 94% da população adulta já receberam pelo menos uma dose da vacina. Ao todo, aplicamos mais de 260 milhões de doses, das quais mais de 140 milhões foram produzidas em território nacional”, afirmou.
COP26
Outro evento importante envolvendo líderes mundiais será a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26). Chefes de Estado e representantes de mais de 190 países se reúnem entre hoje e 12 de novembro em Glasgow, na Escócia, para discutir os compromissos firmados para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e frear o aquecimento global.
O encontro ocorre sob o alerta de pesquisadores e ambientalistas de que as metas propostas para enfrentar o problema precisam ser mais ambiciosas para evitar consequências mais extremas das mudanças climáticas. O Brasil terá representantes, mas entre eles não estará o presidente Bolsonaro.