Amazônia Amazonas

Ibama e ICMBio atuam desde julho no Amazonas, afirma MMA

O Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) tem sido alvo de constantes críticas de políticos do Amazonas por suposta negligência no combate aos focos de incêndio no estado. A fumaça proveniente destes locais tem constantemente coberto Manaus com fumaça, causando muitos transtornos para a população. Mas, segundo a pasta, o órgão está atuando em Manaus desde julho deste ano.

Em nota enviada ao Vocativo, o MMA afirma que 140 brigadistas Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tuam no combate a incêndios florestais no Estado do Amazonas, contratados em julho, quando começou o período de seca.

O ministério alega ainda que também foram disponibilizados 20 brigadistas para atuar na região de Manaus, equipe especializada para apoiar o comitê local e equipamentos de combate a incêndios, como abafadores, entre outros.

Por fim, o MMA afirma ainda que todas as ações relacionadas à crise hídrica no Amazonas são definidas no grupo coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), do qual a Defesa Civil do Estado faz parte. Procurados pelo Vocativo, os dois órgãos ainda não se manifestaram até o fechamento desta matéria.

Vale lembrar que a ministra Marina Silva, no dia 03 de março deste ano, assinou a portaria a Portaria CM/MMA Nº 395, decretando estado de emergência ambiental, em risco de incêndios florestais, em quatro mesorregiões do estado do Amazonas.

Reunião

Em nova nota enviada ao Vocativo, o MMA afirmou que ministra Marina Silva reuniu-se com o governador Wilson Lima na última terça-feira (26/09/2023), quando foi criada força-tarefa federal para enfrentar a estiagem no Amazonas. O ministério afirmou estar em contato com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do estado desde o fim de agosto, dialogando sobre a situação e o apoio do governo federal.


Descubra mais sobre

Assine para receber os posts mais recentes enviados para o seu e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo