Especiais

Guerra na Ucrânia: perigo nuclear, corredor de refugiados e Tribunal Penal Internacional

Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), os reatores da usina nuclear ucraniana de Zaporozhzhia não sofreram danos depois de disparos de artilharia atingirem o local durante as primeiras horas desta sexta-feira (03/03/2022). O diretor-geral Rafael Grossi, afirmou que os disparos parecem ter sido feitos por tropas da Rússia.

A Ucrânia disse que as forças russas atacaram a usina nas primeiras horas desta sexta-feira, incendiando instalação de treinamento adjacente de cinco andares. Já o Ministério da Defesa da Rússia atribuiu o ataque a sabotadores ucranianos. O incidente provocou mais reações contra Moscou, oito dias depois do início da guerra.

Reação da ONU

A alta comissária da ONU, Michelle Bachelet, declarou que “o ataque militar da Rússia abriu um novo e perigoso capítulo na história” e citou o secretário-geral, António Guterres, que afirmou se tratar “da ameaça mais séria à paz global e da crise de segurança mais séria dos últimos anos”.

Segundo a ONU, 2 milhões de ucranianos já fugiram de suas casas: 1 milhão estão deslocados dentro do país, enquanto outro milhão pediu refúgio em nações vizinhas, especialmente Polônia. Muitos estão chegando a pé ou de bicicleta em temperaturas abaixo de zero.  A Agência da ONU para Refugiados (Acnur), calcula que 4 milhões de pessoas poderão deixar a Ucrânia nas próximas semanas.  

A comissária também informou que está monitorando os relatos de discriminação contra africanos e asiáticos que tentam sair da Ucrânia.   Bachelet lembrou que na segunda-feira, o Tribunal Penal Internacional (TPI), começará a discutir medidas ligadas ao conflito, sendo que o promotor do TPI já começou o processo para uma investigação sobre a ofensiva russa.

Corredor

Após reunião de mais de três horas, negociadores ucranianos e russos concordaram com a criação de corredores humanitários para a saída de civis e a entrada de medicamentos e ajuda humanitária na Ucrânia. Em entrevista coletiva, o negociador ucraniano afirmou que haverá uma terceira rodada de negociações e que é possível que haja um cessar-fogo durante o período da evacuação.

Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: