O Grêmio se sagrou tricampeão da Taça Libertadores da América na noite desta quarta-feira ao derrotar o argentino Lanús por 2 x 1, no estádio La Fortaleza diante de 45.000 torcedores em Buenos Aires.
Marcando sob pressão boa parte do jogo e com seus principais jogadores em noite inspirada, a equipe brasileira garantiu o título com dois contra-ataques fulminantes. Fernandinho aos 27 e Luan aos 42 marcaram para os visitantes.
Aos 30 do segundo tempo Sand marcou de pênalti e descontou para os argentinos.
Após o apito final, aproximadamente 4.500 torcedores gaúchos deliraram nas arquibancadas. O Grêmio venceu também as edições da Libertadores de 1983 e 1995. Vencendo a deste ano, o tricolor gaúcho entra para o seleto grupo de brasileiros tricampeões do torneio, ao lado de Santos e São Paulo.
Agora, a Argentina mantém a hegemonia do torneio continental, mas os brasileiros diminuíram a vantagem (agora são 24 títulos contra 18).
Mundial de Clubes
O tricampeonato da Libertadores garantiu ao Grêmio a participação no Mundial de Clubes da Fifa, que será jogada nas cidades de Abu Dabi e Al Ain.
O tricolor fará a sua estreia já nas semifinais, no dia 12 de dezembro, uma terça-feira, às 15 horas (de Brasília), no estádio Hazza Bin Zayed, em Al Ain, contra o vencedor das quartas de final entre Pachuca, do México (campeão da Concacaf), e Wydad Casablanca, do Marrocos (África).