Uma nota assinada por dezoito governadores do Brasil foi divulgada nesta segunda-feira (1º) contestando postagem do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais neste domingo (28/02) em que ele distorce valores que teria repassado aos estados em 2020. O governador do Amazonas, Wilson Lima, por sua vez, não assinou o manifesto.
O estado é um dos mais atingidos pela pandemia, tendo sofrido colapso do sistema de saúde em janeiro, no qual dezenas de pessoas morreram porque a rede simplesmente não teve como fornecer oxigênio aos pacientes. O Ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, está sendo investigado por negligência.
“Em meio a uma pandemia de proporção talvez inédita na história, agravada por uma contundente crise econômica e social, o Governo Federal parece priorizar a criação de confrontos, a construção de imagens maniqueístas e o enfraquecimento da cooperação federativa essencial aos interesses da população”, escreveram os governadores.
“O presidente da República insiste em agredir a verdade para tentar atingir os governadores. Ele está postando contas malucas sobre recursos enviados aos estados, misturando com municípios, recursos de FPE, FPM, auxílio emergencial etc. Em suma, é um irresponsável”, disse o governador do Maranhão, Flávio Dino, em sua conta no Twitter.
“A mentira federal sobre repasse de recursos ao Estado do Maranhão é tão absurda que o valor “informado” (R$ 36 bilhões) equivale quase ao DOBRO do orçamento do Estado em 2020. Vamos ter que, mais uma vez, entrar na Justiça por essa vergonhosa fake news”, completou.
Veja o documento na íntegra:
Foto: Secretaria de Estado da Comunicação (Secom)