Amazônia

FVS investiga possíveis novos casos de rabdomiólise no Amazonas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) afirmou nesta segunda-feira (27/06/2022) que está investigando possíveis novos casos de rabdomiólise associada à Doença de Haff (conhecida popularmente como Doença da Urina Preta) no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). O órgão fará visita técnica no município até quinta-feira (30/06/2022) para obter mais informações.

A visita técnica tem como objetivo a investigação da doença para identificar possíveis causas e promover o monitoramento das ações realizadas pelo município, devido a três casos notificados de rabdomiólise, dia 17 de junho, e mais dois casos no dia 22 de junho.

Dos cinco casos de rabdomiólise notificados no município, dois receberam alta médica, três seguem internados estáveis. “As pessoas apresentaram relatos distintos sobre a origem do pescado, sendo casos isolados e sem vínculo epidemiológico”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Entre agosto de 2021 e janeiro de 2022, ocorreu um surto da doença no Amazonas. Foram 134 casos notificados, sendo 77 compatíveis e 57 descartados nos municípios de Itacoatiara (46), Parintins (12), Manaus (6), Urucurituba (4), Silves (3), Maués (2), Manacapuru (1), Itapiranga (1), Autazes (1) e Caapiranga (1).

Destes, três casos evoluíram para óbito e ocorreram em Itacoatiara, sendo duas mulheres, de 51 e 68 anos, e um homem, de 49 anos. Os óbitos ocorreram em agosto, outubro e dezembro, respectivamente. A investigação do surto não foi conclusiva.

Rabdomiólise

A rabdomiólise, doença caracterizada pela quebra muscular e liberação dos constituintes das células no sangue. Essa doença pode danificar os rins, que sobrecarregados, não conseguem filtrar os resíduos concentrados na urina, levando à insuficiência renal aguda.

A Doença de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”, é uma síndrome ainda sem causa definida, caracterizada por uma condição clínica que desencadeia o quadro de rabdomiólise com início súbito de rigidez e dores musculares e urina escura

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: