Cotidiano

Fabricante da ivermectina descarta uso do medicamento para tratar a Covid-19

A farmacêutica Merck, conhecida como MSD fora dos Estados Unidos e Canadá, anunciou nesta quinta-feira (04/02) sua posição contrária em relação ao uso de ivermectina para o tratamento da Covid-19. O medicamento vinha sendo defendido por alguns políticos e inclusive pelo Ministério da Saúde no tratamento da infecção causada pelo novo coronavírus. O comunicado pode ser conferido na página da companhia.

Os cientistas da empresa anunciaram na página oficial da companhia que não há nenhuma base científica para um efeito terapêutico potencial contra Covid-19 em seus estudos pré-clínicos. Além disso, os fabricantes do medicamento afirmaram que há “preocupante falta de dados de segurança na maioria dos estudos” envolvendo o uso da droga contra a doença.

Além da própria fabricante, entidades científicas e de saúde pelo mundo todo já haviam se colocado contra o uso do medicamento para tratar a Covid-19. A Sociedade Brasileira de Infectologia lançou comunicado em dezembro de 2020 com recomendação contrária ao uso do chamado “tratamento precoce”, que inclui o remédio. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) também deixa claro, em sua página oficial, que o medicamento não é indicado para tratar pacientes com a infecção.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: