Manaus amanheceu mais uma vez coberta de fumaça na manhã desta quarta-feira (11/10/2023). Segundo a prefeitura, a origem desta vez são municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), de acordo com dados do programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Enquanto isso, os sites e perfis oficiais de políticos do estado simplesmente ignoram o problema.

Nos últimos dois dias, foram registrados 504 focos de queimadas no Amazonas, sendo que o município de Autazes, a 111 quilômetros de Manaus, registrou 105, o que representa 20,8% do total registrado no Amazonas. Além de Autazes, os municípios de Careiro (50 focos), Careiro da Várzea (26 focos), Itacoatiara (24 focos) e Manacapuru (18) estão entre os dez municípios que mais registraram focos de queimadas nos últimos dois dias.
Manaus, neste mesmo período, registrou três focos de queimadas, todos na zona rural, sendo dois nas proximidades da BR-174, rodovia que liga o Roraima e Amazonas, e o terceiro foi registrado nas proximidades da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no rio Amazonas. Mas nada disso parece abalar os representantes eleitos pelo povo e que deveriam fiscalizar o trabalho de combate ao problema por parte do governo do estado e da prefeitura de Manaus.
No site oficial da Câmara Municipal de Manaus (CMM) há menções a campanhas contra erotização infantil, poluição sonora e até mesmo a Guerra que ocorre neste momento entre Israel e o Hamas, no Oriente Médio. A maior parte das bancadas da casa passou a ostentar a bandeira israelita na sessão desta terça-feira (11/10/2023). Não há qualquer postagem sobre as queimadas ou sobre a crise climática no Amazonas.
Na Assembleia Legislativa do Amazonas, por sua vez, se limitaram a “lamentar o ocorrido” e comentar notícias sobre o assunto. No entanto, não há nenhuma cobrança sobre ações do governador Wilson Lima. Também não há campanhas de mobilização ou deslocamento até municípios do interior ou mesmo da Região Metropolitana da capital para verificar focos de queimadas.
Descubra mais sobre Vocativo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

