Imagens de Serviços de Pronto Atendimento (SPA’s) lotados na rede pública do Amazonas estão se espalhando pelas redes sociais. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) confirmou ao Vocativo que elas são reais e que a rede já se econtra sob pressão, não apenas pelo aumento de casos de Covid-19, mas também pelas chamadas Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG’s).
A SES-AM afirmou que os SPA’s “são unidades de porta-aberta, que atendem diversas especialidades, por isso podem enfrentar enventuais picos de lotação. Todos os pacientes são atendidos nas unidades respeitando o protocolo internacional de classificação de risco”.
Após dados epidemiológicos indicarem aumento nos casos de Covid-19, e em função da variante Ômicron, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Governo do Amazonas decidiu nesta terça-feira (07/12/21) suspender a realização de eventos com mais de 3 mil pessoas em território amazonense.
O Amazonas se aproxima da fase laranja (risco moderado) na transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2), segundo destaca o boletim da Situação Epidemiológica da Covid-19 no Amazonas, edição número 30 do ano 2, divulgado nesta quarta-feira (08/12/21).