O sexto dia de Copa do Mundo já revelou a primeira classificada para as oitavas de final: a Rússia, anfitriã do torneio. Esta terça-feira (19) também marcou as últimas estreias na competição, com direito a uma marca histórica. Pelo Grupo G, o Japão venceu a Colômbia por 2 a 1 e o Senegal derrotou a Polônia pelo mesmo placar.
Rússia avança
Os donos da casa são os primeiros a se classificarem para as oitavas de final da Copa do Mundo. A Rússia venceu o Egito por 3 a 1 em São Petersburgo, e chegou a 6 pontos. Ela pode até ser ultrapassada pelo Uruguai, que tem três pontos e joga contra a Arábia Saudita nesta quarta (20), mas está garantida pelo menos em segundo lugar no grupo.
RÚSSIA 3 X 1 EGITO
Local: Estádio Krestovsky, em São Petersburgo (Rússia)
Data: 19 de junho de 2018 (Terça-feira)
Horário: 15h(de Brasília)
Árbitro: Enrique Cáceres (Paraguai)
Assistentes: Eduardo Cardozo (Paraguai) e Juan Zorrilla (Paraguai)
Cartões amarelos: Smolov (Rússia); Trezeguet (Egito)
Gols:
RÚSSIA: Fathi (contra), aos dois, Cheryshev, aos 14, e Dzyuba, aos 17 minutos do segundo tempo;
EGITO: Salah, aos 28 minutos do segundo tempo;
RÚSSIA: Akinfeev; Mario Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov (Kudriashov); Zobnin, Gazinsky, Samedov, Golovin e Cheryshev (Kuziaev); Dzyuba (Smolov)
Técnico: Stanislav Tchertchesov
EGITO: El Shennawy; Fathi, Gabr, Hegazy e Abdel-Shafi; Elneny (Ramadan), Hamed, Salah, Abdalla e Trezeguet (Warda); Marwan (Kahraba)
Técnico: Héctor Cúper
Expulsão no início prejudica a Colômbia
Colômbia e Japão jogaram em Saransk. Logo aos 3 minutos de jogo o zagueiro colombiano Carlos Sanchez tocou com o braço uma bola que iria em direção ao gol e o árbitro, além de marcar o pênalti, expulsou Sanchez e a Colômbia passou a ficar com dez homens em campo. Kagawa, aos 6 minutos, cobrou a penalidade e o Japão saiu na frente.
O time colombiano conseguiu empatar aos 39 minutos, quando Quintero cobrou uma falta, os zagueiros saltaram esperando um chute pelo alto mas a bola foi rasteira e surpreendeu o goleiro Kawashima. O árbitro de vídeo confirmou que a bola realmente entrou.
No segundo tempo, a Colômbia botou em campo James Rodriguez, o artilheiro da Copa 2014 com 6 gols, mas não conseguiu sucesso. O Japão, com o veterano Okada, aproveitou a vantagem numérica em campo e aos 73 minutos fez, de cabeça, o segundo gol japonês.
A vitória japonesa de hoje foi histórica por ser a primeira de uma seleção asiática sobre uma sul-americana.
COLÔMBIA 1 X 2 JAPÃO
Local: Arena Mordovia, em Saransk (Rússia)
Data: 19 de junho de 2018, terça-feira
Horário: 9h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)
Assistentes: Jure Prapotnik (Eslovênia) e Robert Vukan (Eslovênia)
Cartão Amarelo: James Rodríguez (Colômbia); Eiji Kawashima (Japão)
Cartão Vermelho: Carlos Sánchez (Colômbia)
Gols:
COLÔMBIA: Juan Quintero, aos 38 minutos do 1º tempo
JAPÃO: Shinji Kagawa, aos 5 minutos do 1º tempo, e Yuya Osako, aos 27 minutos do 2º tempo
COLÔMBIA: David Ospina; Santiago Arias, Dávinson Sánchez, Oscar Murillo e Johan Mojica; Jefferson Lerma, Carlos Sánchez, Juan Cuadrado (Wilmar Barrios), Juan Quintero (James Rodríguez) e José Izquierdo (Carlos Bacca); Falcao García
Técnico: José Pékerman
JAPÃO: Eiji Kawashima; Hiroki Sakai, Maya Yoshida, Gen Shoji e Yuto Nagatomo; Makoto Hasebe, Gaku Shibasaki (Hotaru Yamaguchi), Takashi Inui, Genki Haraguchi e Shinji Kagawa (Keisuke Honda); Yuya Osako (Shinjo Okazaki)
Técnico: Akira Nishino
Senegal vence na estreia mais uma vez
O Senegal fez sua estreia nesta Copa do Mundo com uma vitória – 2×1 – contra a Polônia. A equipe africana volta à Copa depois de 16 anos ausente. Em 2002, a seleção do Senegal também vencera na estreia diante da França. Hoje (19), o time liderado pelo craque Sadio Mané venceu com a participação direta do adversário nos dois gols.
No primeiro gol senegalês, um chute defensável de Gueye desviou no zagueiro brasileiro naturalizado polonês, Thiago Cionek, e matou as chances de defesa do goleiro Szczesny.
O segundo gol de Senegal foi uma trapalhada coletiva dos poloneses. Ninguém conseguiu entender por que o meia Krychowiak, com a bola no campo de ataque e o time todo avançado, resolveu dar um recuo para a defesa. Pegos de surpresa, o goleiro e o zagueiro foram presas fáceis para o veloz Niang. Ele havia acabado de ser autorizado pelo árbitro para voltar a campo após atendimento médico e, por isso, estava completamente desmarcado. Bastou ganhar na velocidade, tirar os poloneses da jogada com um toque na bola e depois, completar para o gol vazio.
Krychowiak descontou para os poloneses no final da partida.
POLÔNIA 1 x 2 SENEGAL
Local: Estádio Spartak, em Moscou (Rússia)
Data: 19 de junho de 2018 (Terça-feira)
Horário: 12 horas (de Brasília)
Árbitro: Shukralla (Bahrein)
Assistentes: Tulefat Yaser (Bahrein) e Al Marri Taleb (Catar)
Cartões amarelos: Krychowiak (POL); Sané, Gueye (SEN)
Gol:
POLÔNIA: Krychowiak, aos 40 minutos do 2º Tempo
SENEGAL: Cionek (contra), aos 37 minutos do 1º Tempo, e Niang, aos 15 minutos do 2º Tempo
POLÔNIA: Szczesny; Piszczek (Bereszynski), Cionek, Pazdan e Rybus; Blaszczykowski (Bednarek), Krychowiak, Zielinski e Grosicki; Milik (Kownacki) e Lewandowski
Técnico: Adam Nawalka
SENEGAL: N’Diaye; Wagué, Koulibaly, Sané e Sabaly; Mane, N’Diaye (Kouyaté), Gueye e Ismaila; Diouf (N’Doye) e Niang (Konaté)
Técnico: Aliou Cissé
JOGOS DESTA QUARTA-FEIRA (20)
Grupo B – 8h – Portugal x Marrocos
Grupo A – 11h – Uruguai x Arábia Saudita
Grupo B – 14h – Irã x Espanha