No décimo segundo dia de Copa do Mundo foram definidos as seleções classificadas e eliminadas dos grupos A e B. Uruguai, Rússia, Espanha e Portugal avançam. Arábia Saudita, Egito, Irã e Marrocos voltam para casa.
Uruguai contra Portugal e Espanha contra a Rússia são os dois primeiros jogos das oitavas de final da Copa do Mundo 2018. Os cruzamentos só foram definidos nos minutos finais dos jogos entre as seleções do Grupo B.
Anfitriões não resistem
No horário das 11h, o Uruguai derrotou a Rússia por 3 x 0, com gols de Luis Suarez, aos 10 minutos do primeiro tempo, Cheryshev (contra), aos 23 e Cavani, aos 45 minutos do segundo tempo. O Uruguai, que precisava vencer para avançar em primeiro lugar, acabou chegando aos nove pontos. A Rússia ficou com a segunda vaga e com seis pontos no total.
URUGUAI 3 x 0 RÚSSIA
Local: Cosmos Arena, em Samara (Rússia)
Data: 25 de junho de 2018 (Segunda-feira)
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Malang Diedhiou (SEN)
Assistentes: Djibril Camara (SEN) e El Hadji Samba (SEN)
Público: 41.970 pessoas
Cartões amarelos: Smolnikov e Gazinskii (RUS)
Cartão vermelho: Smolnikov (RUS)
Gols:
URUGUAI: Suarez, aos 9 minutos do 1º Tempo, Cheryshev (contra), aos 22 minutos do 1º Tempo, e Cavani, aos 45 minutos do 2º Tempo
URUGUAI: Muslera; Caceres, Godin e Coates; Nandez (Rodriguez), Vecino, Torreira, Betancur (Arrascaeta) e Laxalt; Cavani (Gomez) e Saurez
Técnico: Óscar Tabárez
RÚSSIA: Akinfeev; Smolnikov, Kutepov, Ignashevich e Kudriashov; Samedov, Zobnin, Gazinskii (Kuziaev) e Cheryshev (Mario Fernandes); Miranchuk (Smolov) e Dzyuba
Técnico: Stanislav Cherchesov
Nem Salah deu jeito
Na outra partida, a Arábia Saudita virou o jogo em cima do Egito e venceu no apagar das luzes. O craque egípcio Mohamed Salah marcou aos 22 minutos, mas Salman, de pênalti, empatou no acréscimo do primeiro tempo. O gol da vitória saudita só viria no tempo adicional da etapa final, com Salem. Final: Arábia Saudita 2 x 1 Egito. A vitória seria ainda mais dilatada se o goleiro egípcio Essam Al Harady não tivesse defendido um pênalti. Aos 45 anos, ele passou a ser o mais velho jogador a participar de uma Copa do Mundo.
ARÁBIA SAUDITA 2 X 1 EGITO
Local: Volgograd Arena, em Volgogradskaya (Rússia)
Data: 25 de junho de 2018 (Segunda-feira)
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Cristian de la Cruz (COL)
GOLS:
Arábia Saudita: Al-Faraj, aos 50 minutos do 1T, e Al-Dawsari, aos 48 minutos 2T
Egito: Mohamed Salah, aos 21 minutos 1T
Cartão amarelo:
Egito: Ali Gabr, Fathi
ARÁBIA SAUDITA: Yasser Almosailem; Al-Burayk, Osama Howsawi, Motaz Hawsawi e Yasser Al-Shahrani; Abdullah Otayf, Salman Alfaraj, Hussain Almoqahwi; Hatan Bahbri (Muhannad Asiri), Salem Aldawsari e Fahad Almuwallad (Al-Shehri)
Técnico: Juan Antonio Pizzi
EGITO: Essam El-Hadary; Ahmed Fathi, Ali Gabr, Ahmed Hegazi e Mohamed AbdelShafy; Tarek Hamed, Mohamed Elneny; Mahmoud Trezeguet (Kahraba), Abdallah Said (Amr Warda) e Mohamed Salah, Marwan Mohsen (Ramadan Sobhy)
Técnico: Héctor Cúper
Espanha vê eliminação de perto
Na outra partida, a Arábia Saudita virou o jogo em cima do Egito e venceu no apagar das luzes. O craque egípcio Mohamed Salah marcou aos 22 minutos, mas Salman, de pênalti, empatou no acréscimo do primeiro tempo. O gol da vitória saudita só viria no tempo adicional da etapa final, com Salem. Final: Arábia Saudita 2 x 1 Egito. A vitória seria ainda mais dilatada se o goleiro egípcio Essam Al Harady não tivesse defendido um pênalti. Aos 45 anos, ele passou a ser o mais velho jogador a participar de uma Copa do Mundo.
ESPANHA 2 X 2 MARROCOS
Local: Arena Baltika, em Kaliningrado (Rússia)
Data: 25 de junho de 2018 (Segunda-feira)
Horário: 15h00 (de Brasília)
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Assistentes: Abduxam Rasulov (UZB) e Jakhongir Saidov (UZB)
Público: 33.973
Cartões Amarelos: El Ahmadi, Amrabat, Da Costa, El Kajoui e Hakimi (Marrocos)
Cartão Vermelho: –
Gols:
ESPANHA: Isco aos 19 minutos do primeiro tempo e Iago Aspas aos 46 minutos do segundo tempo.
MARROCOS: Boutaib aos 14 minutos do primeiro tempo e En-Nesyri aos 36 minutos do segundo tempo.
ESPANHA: De Gea, Dani Carvajal, Gerard Piqué, Sergio Ramos, Jordi Alba; Sergio Busquets, Thiago Alcântara (Asensio), David Silva (Rodrigo), Andrés Iniesta, Isco; Diego Costa (Iago Aspas).
Técnico: Fernando Hierro
MARROCOS: El Kajoui, Dirar, Da Costa, Hakimi; El Ahmadi, Boussoufa, Amrabat, Belhanda (Fajr), Ziyach (Bouhaddouz); Boutaib (En-Nesyri).
Técnico: Renard Herve
Portugal também sofre e CR7 perde pênalti
Muita emoção no jogo entre Portugal e Irã. Portugal conseguiu marcar com Quaresma, aos 45 minutos do primeiro tempo. Cristiano Ronaldo perdeu um pênalti, que foi defendido pelo goleiro Beiranvand. Com a ajuda do árbitro de vídeo, o Irã conseguiu empatar com uma penalidade máxima convertida por Karim já nos acréscimos do segundo tempo.
Este empate por 1 x 1 não classificou o Irã, mas mudou as posições de Portugal e Espanha. As duas seleções terminaram com cinco pontos e com saldo de um gol. Como a Espanha terminou com um ataque melhor do que o de Portugal (cinco contra quatro), acabou ficando com o primeiro lugar da chave.
Uruguai e Portugal jogam pelas oitavas de final no sábado (30), às 15h, em Sochi. No domingo (1º), às 11h, Espanha e Rússia entram em campo, no estádio Luzhniki, em Moscou, por uma vaga nas quartas de final.
IRÃ 1 X 1 PORTUGAL
Local: Arena Mordóvia, em Saransk (Rússia)
Data: 25 de junho de 2018, segunda-feira
Horário: 15 horas (de Brasília)
Árbitro: Enrique Cáceres (Paraguai)
Assistentes: Eduardo Cardozo (Paraguai) e Juan Zorrilla (Paraguai)
Público: 41.685 pessoas
Cartões amarelos: Haji Safi e Sardar (Irã); Raphael Guerreiro, Quaresma, Cristiano Ronaldo e Cédric (Portugal)
Gols: IRÃ: Ansarifard, aos 47 minutos do segundo tempo; PORTUGAL: Quaresma, aos 44 minutos do segundo tempo
IRÃ: Beiranvand; Ramin, Hosseini, Pouraliganji e Haji Safi (Mohammadi); Ezatolahi (Ansarifard), Jahanbakhsh (Ghoddos), Mehdi, Omid e Amiri; Sardar
Técnico: Carlos Queiroz
PORTUGAL: Rui Patrício; Cédric, Pepe, Fonte e Raphael Guerreiro; William, Adrien, Quaresma (Bernardo Silva) e João Mário (João Moutinho); Cristiano Ronaldo e André Silva (Gonçalo Guedes)
Técnico: Fernando Santos
JOGOS DESTA TERÇA-FEIRA (26/06)
Grupo C – 10h – Austrália x Peru
Grupo C – 10h – Dinamarca x França
Grupo D – 14h – Nigéria x Argentina
Grupo D – 14h – Islândia x Croácia