Amazônia

Com bloqueio de verba, UFAM não tem como pagar contas

Em comunicado emitido na tarde desta quarta-feira (07/12/2022), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) alertou que não terá como pagar contas de água, luz, telefonia, contratos de serviço, além de bolsas de ensino, pesquisa e extensão e diária para atividades acadêmicas.

A situação dramática acontece após o anúncio de bloqueio de verbas feito pelo governo Bolsonaro no último dia 01 de dezembro. Na nota, a direção da universidade afirma ainda que além do bloqueio de recursos a serem empenhados, foram suspensos todos os repasses de recursos financeiros comprometidos com serviços e compras já executadas e aptos para pagamento em dezembro de 2022.

O déficit da Ufam, segundo a sua reitoria, é de R$ 6.221.630,00 e somado ao corte efetuado em junho, o rombo mais que dobra, chegando a R$ 13.582.419,02. A situação é ainda mais grave para o ano que vem, uma vez que o orçamento de 2023 terá redução de 20%. A direção da univeridade disse estar buscando meios junto ao Ministério da Educação (MEC) para resolver o impasse.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: