Amazônia Covid-19

Casos de Covid-19 no Amazonas sobem 630% em 15 dias

Casos e internações por Covid-19 subiram significativamente nos últimos 15 dias no Amazonas. Se até o dia 08 de outubro a média diária de casos era de 30, nos últimos 4 dias ela subiu para 200. As internações também passaram de 12 para 54, o que representa aumento de 350%. Com isso, o estado mudou de fase de transmissão da doença, de verde (muito baixo) para amarelo (baixo).

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) afirmou ao Vocativo que um boletim mais detalhado será emitido na próxima semana. “Com certeza, temos uma nova onda de contágios, mascarada por uma enorme subnotificação”, alerta o epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz Amazônia.

O pesquisador afirma que há algumas possibilidades para explicar esse súbito aumento de casos, a começar pelas descendentes da Ômicron, como já foi mostrado aqui no Vocativo. “Outra possibilidade que não pode ser descartada é a circulação de uma versão do vírus com mutações ameaçadoras e ainda não documentadas”, afirma Jesem.

Vale lembrar ainda que praticamente todas as medidas de proteção contra o vírus, como o uso de máscaras, já foram suspensas no estado, que retomou totalmente suas atividades desde meados de 2021. Além disso, uma parte significativa da população ainda não completou o esquema de vacinação contra a doença. Até o momento, segundo dados do site da FVS-RCP, apenas 68% da população do Amazonas completou o primeiro esquema vacinal com duas doses, 37% receberam a primeira dose de reforço e nada menos que 12% receberam o segundo reforço.

“Centenas de milhares de amazonense sem a 1ª Dose, com esquema básico incompleto ou mesmo com as doses de reforço da vacina contra a Covid-19 atrasadas, o que facilita a vida do vírus e, neste aspecto, o Amazonas é especialista, infelizmente. Sabemos que a proteção da vacina contra a Covid-19 não é para toda a vida e é essa parte que não estamos conseguindo entender”, lamentou Orellana.

4 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: