A mesa diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM) publicou na edição do último dia 30 de agosto no Diário Oficial do Legislativo, planos para construir um novo prédio anexo. O custo da obra seria de cerca de R$ 40 milhões do dinheiro dos contribuintes.
Os vereadores usaram como justificativa a “necessidade do poder público dispor de edificações que ofereçam à população e aos servidores espaços seguros, humanizados, ergonômicos e saudáveis”. No documento, o presidente da CMM, David Reis (Avante) afirma ainda que a obra pretende “preparar esta Casa Legislativa para os próximos 20 anos”.
O valor da obra sairia por quase dez vezes o valor do último prédio inaugurado nas dependências da CMM. Em 2012, o primeiro prédio anexo onde funcionam dez gabinetes da Mesa Diretora foi inaugurado com orçamento de R$ 4,4 milhões, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Na verdade, toda a atual sede da Câmara Municipal de Manaus também não é tão antiga assim. Até 2006, o legislativo municipal funcionava na avenida 7 de setembro, no centro da capital, quando se mudou para o atual prédio no bairro do Santo Antônio, na zona Oeste da cidade. Procurada pelo Vocativo, a mesa diretora ainda não se pronunciou sobre os planos.