A Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, localizada no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus) recebe de volta os estudantes às salas de aula, nesta terça (08/11/2022), após período de 41 dias em atividades remotas. A paralisação parcial aconteceu pela queda das pontes na BR-319, entre os rios Curuçá e Autaz Mirim, no dia 28 de setembro.
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas precisou suspender as aulas presenciais na escola e aguardava a liberação para tráfego, pois muitos alunos moram na zona rural de Careiro da Várzea e precisam de transporte escolar para o translado. Vale lembrar que muitos dos alunos que moram na região precisam das aulas presenciais para fazer refeições da merenda escolar.
Como a ponte ainda não foi consertada, o transporte dos alunos começou a ser feito por via fluvial. “A trafegabilidade foi restaurada com a ida da balsa na travessia do rio Curuçá e o trabalho de aterro no rio Autaz Mirim”, explicou Neila Maria, coordenadora interina regional de educação do município.
No último dia 28 de setembro, uma ponte desabou sobre o Rio Curuçá, no Km 25 da BR-319, em Careiro, no estado do Amazonas, provocando a morte de três pessoas e deixando outras 14 feridas. Segundo o Corpo de Bombeiros, os veículos afundaram no rio depois que a ponte despencou. No dia 09 de outubro, outra ponte, agora no trecho sobre o Rio Autaz Mirim, no km 25 da estrada, também caiu, mas agora sem vítimas. Ainda não há previsão de reparos no local.