Atualizada às 17h30 do dia 10/10/2022
Menos de uma semana depois do primeiro turno das Eleições de 2022, políticos do Amazonas declararam apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Vale lembrar que ao longo de todo o seu mandato, o atual chefe da República promoveu vários ataques contra a Zona Franca de Manaus.
O candidato à reeleição para o Governo do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), reiterou, nesta quinta-feira (06/10/2022), que apoia a reeleição do presidente da república. Wilson participou, em Brasília, de reunião do candidato do PL com cinco governadores que também apoiam a candidatura do atual presidente do país.
“Estou vindo aqui, presidente, para reafirmar o compromisso com o seu projeto e o meu comportamento não poderia ser diferente. Nunca se viveu uma época de prosperidade como está se vivendo agora. Resultado das obras do Governo Federal, do Governo do Estado e da iniciativa privada. Quem vota no Amazonas governador Wilson Lima, vota presidente Bolsonaro 22”, disse o governador em entrevista coletiva.
Vale lembrar que nada menos do que 54,4% da população do Amazonas sofre algum grau de insegurança alimentar (IA), sendo que 26% passa fome, sofrendo com a chamada insegurança alimentar grave. A informação consta no II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II VIGISAN), divulgado em setembro pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).
Outro que declarou apoio a Bolsonaro foi o senador Plínio Valério (PSDB). Em sua conta no Facebook, Valério afirmou que decidiu”ficar no campo de batalha, lutar e seguir em frente. Informo aos que me elegeram e devo satisfação que meu voto e meu apoio é em Jair Messias Bolsonaro no segundo turno”.
Já o prefeito David Almeida (Avante), embora não tenha declarado nominalmente o voto, deu a entender que estará com o atual presidente no segundo turno, apesar de uma ressalva. “Eu não vou votar em branco, nem anular meu voto. Eu tenho as minhas convicções. Teve uma ponte que foi dinamitada, e eu espero que alguém esteja reconstruindo essa ponte. Porém, se não tiver essa conversa nos próximos dias, tudo bem eu vou revelar meu voto”, disse durante uma live esta semana.
Atualização – Cumprindo agenda em Brasília nesta segunda-feira (10/10/2022), David Almeida anunciou apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, que garantiu, durante o encontro, a manutenção dos incentivos fiscais à Zona Franca de Manaus, num possível segundo mandato do atual presidente.
Zona Franca de Manaus
Ao longo de seu mandato, Bolsonaro promoveu oito ataques contra a Zona Franca de Manaus. especialmente ao longo de 2022. As matérias sobre essas manobras você confere logo abaixo:
Verba para infraestrutura
Além da Zona Franca, o setor de infraestrutura também foi alvo do presidente. O total de recursos destinados para infraestrutura para a Região Metropolitana de Manaus durante o governo Bolsonaro foi menor do que a quantia enviada nos dois últimos anos do governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A informação foi conseguida com exclusividade pelo Vocativo via Lei de Acesso à Informação (LAI) em janeiro deste ano com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) do Amazonas.