Em Destaque

Anvisa cancela autorização concedida a spray antiviral israelense

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou nesta quarta-feira (19/01/22) autorização concedida ao spray antiviral Taffix no fim de dezembro. De acordo com a Anvisa, até o momento não foram apresentados estudos que comprovem a eficácia do produto israelense. O spray ganhou foi anunciado como cura milagrosa para a Covid-19 pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus filhos, o que valeu inclusive uma viagem a Israel entre 7 e 9 de março, ao custo de R$ 88 mil.

“Após receber autorização de notificação, produto apresentou alegações de ser bloqueador de vírus dentro da cavidade nasal e altamente eficaz no bloqueio de vários vírus respiratórios, incluído o Sars-CoV-2. No entanto, não foram apresentados estudos clínicos que comprovem eficácia para esse fim, o que torna necessário o cancelamento imediato”, informa a agência. A resolução que cancela a autorização foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.

Segundo a autoridade sanitária, as empresas que desejarem regularizar sprays antivirais “devem comprovar todas as indicações de uso propostas por meio de estudos clínicos”. A identificação da irregularidade ocorreu por meio da Auditoria de Dispositivos Médicos Isentos de Registro, programa responsável por conferir o cumprimento de critérios e requisitos técnicos de produtos para saúde, regularizados de forma simplificada.

Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: