Amazonas

Veja como cada deputado votou na concessão de título de Cidadão do Amazonas a Bolsonaro

O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) teve aprovado em plenário, na manhã desta terça-feira (20), Projeto de Lei (PL) de sua autoria que concede o Título de Cidadão ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido). De acordo com o parlamentar, “o Governo Federal tem atuado não só para aprimoramento da capital amazonense, mas para auxílio de estruturação de todo o interior”. Veja como cada deputado votou:

Até esta segunda-feira (19/04), o Amazonas totalizava 364.028 casos de Covid-19 e 12.396 mortes. O Estado possui o maior número de mortes por milhão de habitantes do país. São 2.677. É o único Estado com mais de 2.000 mortes por milhão. O Rio de Janeiro é o 2º, com 1.952.

Em março, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu um inquérito para apurar a conduta do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em relação ao colapso da saúde pública em Manaus. O pedido de inquérito foi feito após representações formuladas por partidos políticos, que relataram omissão do ministro e de seus auxiliares.

Três dias antes do colapso em Manaus por causa da falta de oxigênio para pacientes com Covid-19, a White Martins, que fornece o produto para a capital, mandou um e-mail pedindo apoio logístico ao Ministério da Saúde para envio do insumo e foi ignorado. O caso foi revelado pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

Na mesma época, equipes do Ministério estavam na cidade para o lançamento do aplicativo TrateCov, que tinha como principal objetivo distribuir medicamentos do chamado “tratamento precoce”, composto por hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina, que não possuem efeito contra a Covid-19. Em 14 e 15 de janeiro, quando a crise na capital do Amazonas atingiu seu ápice, 31 pessoas morreram por falta de oxigênio, segundo documentos obtidos pelo Ministério Público de Contas.

Foto: José Zamith

2 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: