Amazonas

Prefeitura de Manaus planeja retirada de máscaras em locais públicos ainda este mês

O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) planeja que a população já possa ficar sem máscara em locais públicos quando cerca de 65% da população a partir de 12 anos estiver com o esquema vacinal completo, com as duas doses ou dose única aplicadas contra a Covid-19. A expectativa é que até final de outubro, dependendo do avanço da imunização, o número seja alcançado.

“Estamos avançando na vacinação, mas ainda aguardamos a presença de quem ainda não foi a um dos postos de imunização. São 40 por todas as zonas da cidade e precisamos que toda nossa população esteja com o esquema vacinal completo. Estamos com 50% da população vacinada e a previsão é que até outubro ultrapassemos os 60%, 70%”, concluiu o prefeito de Manaus.

“O mais apropriado seria que o Ministério da Saúde suspendesse a obrigatoriedade do uso de máscaras ou respiradores, após a declaração de controle da epidemia no país ou após a Organização Mundial de Saúde declarar o fim da pandemia”, opina o epidemiologista e pesquisador da Fiocruz, Jesem Orellana.

Até o fechamento desta matéria, 994.544 pessoas estavam com esquema vacinal completo em Manaus, seja com as segundas doses, seja com as vacinas de dose única. Apesar do dado informado pelo prefeito, o número representa apenas 44% da população total da cidade, ainda longe dos parâmetros considerados ideiais pela Organização Mundial de Saúde, que variam entre 70% e 85% da população.

1 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: