Amazônia

Novo rompimento de cabos causou pane no serviço de internet em Manaus

Atualizada às 15h50

O sinal de internet da Claro sofreu uma pane geral na manhã desta terça-feira (22/03/2022), causando transtornos e prejuízos para toda população de Manaus. Em nota enviada ao Vocativo, a operadora informou que houve rompimento de cabos na infraestrutura de longa distância compartilhada entre as operadoras que atendem a região de Manaus.

A empresa informou ainda que as equipes técnicas responsáveis estão atuando na recuperação e os serviços já começaram a ser restabelecidos. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que a pane aconteceu devido a rompimento simultâneo e acidental de 3 de suas rotas de transmissão que atendem Manaus.

Os serviços de telefonia fixa, banda larga fixa e telefonia móvel foram afetados nos Estados do Amazonas e Amapá (AP) e degradados no estado de Roraima (RR). A Vivo reportou ter tido 10 minutos de instabilidade em banda larga fixa e telefonia celular nos Estados do Amazonas e Amapá, das 13h10 às 13h20, devido a interrupção de linha de transmissão contratada com empresa terceira. A Anatel afirmou ainda que segue monitorando a situação.

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) notificou a empresa Claro/NET após o apagão. “O Procon-AM recebeu muitas reclamações de clientes da empresa. A falta de internet prejudica todo mundo, e isso inclui os próprios serviços do órgão, que foram interrompidos por conta dessa situação abrupta”, afirma Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM.

Conforme o documento, a empresa deve responder, em até dez dias, sobre a causa e a duração do apagão, o número de consumidores atingidos e de que forma será realizado o abatimento do valor correspondente nas próximas faturas. A comprovação de má prestação de serviço pode resultar em multa. A má qualidade do serviço de telefonia e internet no Amazonas foi tema do episódio 45 do podcast Provocativo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: