Amazonas

No Amazonas, 2,3% de adultos se declararam homossexuais ou bissexuais

Entre as pessoas de 18 anos ou mais no Amazonas, 94,1% se declararam heterossexuais; 2,3% homossexuais ou bissexuais; e 3,7% não sabiam sua orientação sexual ou não quiseram responder. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (25/05/2022) pelo IBGE, são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019 – Quesito Orientação Sexual. É a primeira pesquisa – feita em caráter experimental – sobre essa característica da população brasileira.

No Amazonas, dentre 2,6 milhões de habitantes de 18 anos ou mais, 2,5 milhões (94,1%) se declararam heterossexuais; 60 mil (2,3%) homossexuais ou bissexuais, e 97 mil pessoas (3,7%) não soube ou não quis responder sobre sua orientação sexual. Em Manaus, dentre 1,5 milhão de habitantes de 18 anos ou mais, 1,4 milhão (93,4%) se declararam heterossexuais; 46 mil (3,0%) homossexuais ou bissexuais, e 56 mil pessoas (3,6%) não soube ou não quis responder sobre sua orientação sexual.

Essa foi a primeira vez que o IBGE coletou dados sobre a orientação sexual da população brasileira. As informações foram divulgadas em caráter experimental, pois ainda não atingiram um grau completo de maturidade em termos de harmonização, cobertura ou metodologia. Até então, a estatística disponível sobre a temática LGBTQIA+ no Instituto era a de casais do mesmo sexo.

A PNS captou a orientação sexual de forma similar à utilizada em grandes pesquisas domiciliares que realizam esse tipo de investigação pelo mundo. A comparação dos resultados mostra que os dados da PNS não estão aquém dos gerados por outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, onde a coleta da orientação sexual pela autodeclaração é realizada desde 2013, a National Health Interview Survey (NHIS) mostrou que, em 2018, 3,2% das mulheres e 2,7% dos homens norte-americanos se declararam homossexuais ou bissexuais. No Brasil, a PNS, primeira experiência relacionada ao tema, mostrou que esses percentuais foram de 1,8% e 1,9%, respectivamente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: