Amazonas

Manaus tem quase meio milhão de pessoas com vacina contra a Covid-19 atrasada

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Manaus completou, nesta terça-feira (19/10/21), nove meses de realização, com mais de 2,6 milhões de doses aplicadas, entre primeira, segunda, de reforço e única. E os dados ainda estão abaixo do considerado ideal, com menos de 50% da população da capital do Amazonas com esquema vacinal completo.

De acordo com o “Vacinômetro” municipal, 11% da estimativa do público vacinável em Manaus, mais de 210 mil pessoas, ainda não receberam a primeira dose da vacina. O Sistema Municipal de Vacinação (SMV) indicava que 279.479 pessoas já haviam passado dos prazos.

Os registros da Prefeitura de Manaus indicam ainda que mais de 61% da população considerada apta a receber essa imunização está com o esquema vacinal completo. Com a primeira dose, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que coordena a campanha, já alcançou quase 90% do público considerado “vacinável”.

Vale lembrar, no entanto, que para alcançar a chamada “imunidade coletiva” é preciso incluir a população total da cidade, incluindo crianças, que ainda não podem ser vacinadas devido aos testes das vacinas para essas faixas etárias ainda estar em curso. Levando em conta o número total de habitantes segundo o IBGE, 2.219.580 e a quantidade de pessoas com segundas doses e doses únicas, que é de 1.090.067 pessoas, apenas 47% da população de Manaus está com esquema vacinal completo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: