Amazonas Covid-19

Manaus está com 56% e não 70% da população total vacinada contra a Covid-19

Um erro de interpretação de um comunicado da prefeitura de Manaus está induzindo parte da opinião pública da capital a um erro. Ao contrário do que se imagina, Manaus não está com 70% da sua população total vacinada contra a Covid-19, mas sim 56%, segundo dados do site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) desta segunda-feira (15/11/21).

O comunicado, emitido neste sábado, afirma em seu título que a capital já conta com 70% da sua população imunizada contra a Covid-19, no entanto, segundo a FVS-RCP, com 1.256.319 de pessoas com esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), a porcentagem correta é 56%. Vale lembrar que no próprio corpo do texto a informação é corrigida, explicando se tratar da população que já está apta a receber as doses, o que exclui crianças de 0 a 11 anos.

O epidemiologista da Fiocruz/Amazônia Jesem Orellana, criticou a lentidão da campanha até aqui. “Após quase 10 meses do início da campanha de vacinação, ter algo próximo a 70% dos manauaras vacináveis (12 e mais anos) com o esquema completo, deveria ser motivo de preocupação do Prefeito David Almeida e não de irresponsável euforia, pois estamos falando de um desempenho muito aquém dos 90% de cobertura vacinal mínima recomendada pelo Ministério da Saúde na população vacinável”, alertou o pesquisador.

Ainda segundo Jesem, a atual retomada dos contágios e mortes na Europa deveria servir de alerta para Manaus. Vale lembrar que a Alemanha, por exemplo, mesmo com 67% da sua população com esquema vacinal completo está registrando seu maior número de casos desde o início da pandemia, com média diária de 33 mil registros oficiais.

“Caso estivéssemos com aproximadamente 80% da população total com o esquema completo, assim como alguns países ou o estado de São Paulo, poderíamos ter certa tranquilidade em relação a epidemia de Covid19. No entanto, este número sequer será alcançado em Manaus, no ano de 2021”, lamentou.

Segundo dados da prefeitura, cerca de 183 mil pessoas em Manaus ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. E ainda há 350 mil com a segunda dose atrasada.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: