Amazonas

Mais de um ano depois da pandemia, Amazonas testou apenas 3% da sua população

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) emitiram comunicado nesta sexta-feira (02/04) anunciando reforço na testagem para a Covid-19 com os exames RT-PCR e o teste rápido de antígeno nas unidades de saúde do Estado. O objetivo é frear a cadeia de transmissão do novo coronavírus diante da perspectiva de uma terceira onda da pandemia. Apesar do anúncio, ainda há muito a melhorar.

Segundo dados do próprio site da FVS-AM, o estado desde o primeiro dia da pandemia até agora fez apenas 130.881 testes RT-PCR. Isso significa dizer que apenas 3% da população (que segundo o IBGE é de 4.207.714 pessoas) foi testada de maneira a detectar os casos ativos, isto é, quando a pessoa porta e transmite o vírus. Mesmo em números absolutos, o que incluiria a quantidade de testes sorológicos, o número ainda é baixo: são 861.917 testes, o que corresponde a apenas 20% da população, o que é considerado baixo para a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os chamados testes rápidos ou sorológicos, que você faz quando coleta sangue da ponta do dedo ou da veia, detectam apenas anticorpos contra o vírus, ou seja, depois de algum tempo em que você tem contato com ele. Pra você entender qual a diferença entre os métodos de testagem, recomendo clicar aqui.

A SES-AM garante ter aumentado a oferta da testagem tanto do RT-PCR, quanto do teste rápido de antígeno, mas não revelou a quantidade. Perguntada pelo Vocativo, a secretaria ainda não se manifestou.

Nova estratégia

A SES prometeu ainda adotar uma nova estratégia com orientação à população sobre a importância de procurar uma unidade de saúde, próxima da residência, em caso de suspeita de gripe. Esse atendimento deve ser preferencialmente na Unidade Básica de Saúde (UBS), no SPA ou UPA 24H.

“Pedimos que a população procure as unidades de saúde nos primeiros sintomas gripais. A nossa meta é captar o máximo de sintomáticos respiratórios, testá-los para identificar novos casos e fazer a intervenção oportuna”, explicou a assistente técnica da Secretaria Executiva de Assistência da capital da SES-AM, Viviana Cláudia Almeida.

Resultado no site

A população poderá consultar o resultado do teste no site da FVS-AM, no link ‘Resultados Lacen/FVS’ mediante consulta pelo CPF. O resultado do exame é disponibilizado entre 48 e 72 horas no site.

Foto: Divulgação/SES-AM

1 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: