Amazônia

Mais de 19 mil processos sobre violência doméstica tramitam na justiça do Amazonas

Mais de 19 mil processos relativos à violência familiar contra a mulher tramitam no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), sendo 10.315 apenas na capital, Manaus. O número foi destacado na manhã desta terça-feira (08/03/2022) pela esembargadora Maria das Graças Figueiredo, em evento da Comissão da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJAM.

Nesse 8 de março, os números de violência contra a mulher no Amazonas assustam. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, em 2021, o estado registrou 10.403 ocorrências por mulheres vítimas de violência doméstica, só no primeiro semestre.

Por dia, quase 60 mulheres que enfrentam situações de violação praticadas no âmbito familiar ou em relacionamentos afetivos romperam o ciclo de violência e procuraram socorro das autoridades policiais. Manaus concentrou a maior parte dos casos, com 9,6 mil vítimas. Com a subnotificação dos casos não denunciados, o número real de ocorrências é muito maior.

Segundo o Atlas da Violência, o Amazonas foi a única das Unidades da Federação brasileira a apresentar aumento na taxa de homicídios entre 2018 e 2019: 1,6%. Apesar de o Brasil ter apresentado uma redução de 18,4% nas mortes de mulheres nesse período, em 14 das 27 unidades da federação a violência letal contra elas aumentou. Neste período, o Amazonas apresentou a quarta maior taxa de aumento, com 51,4%.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: