Amazonas

Keitton Pinheiro é eleito prefeito de Coari

A dinastia da família Pinheiro seguirá no comando de Coari. Isso porque Keitton Pinheiro (PP) foi eleito o novo prefeito de Coari nas eleições suplementares deste domingo (05/12/21). O Vocativo falou sobre a situação e a eleição complementar da cidade no último episódio da temporada do podcast do site.

Keitton venceu a disputa contra Robson Tiradentes (PSC), que ficou em segundo lugar com 35,13% dos votos, além de Zé Henrique (PL) e Mil Mitouso (PSB).O novo prefeito toma posse em 1º de janeiro de 2022, e deverá seguir no cargo até as novas eleições municipais, em 2024.

O novo prefeito é sobrinho de Adail Pinheiro, que comandou o executivo municipal entre 2001 e 2008, sendo eleito novamente em 2012 até 2014, quando teve o mandato cassado pela Justiça por comandar uma rede de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Keitton foi vereador da cidade entre os anos de 2013 a 2020, quando concorreu e venceu como vice-prefeito na chapa de Adail Filho, filho de Adail Pinheiro. No entanto, a chapa teve o mandato cassado pela Justiça, porque segundo o TRE, eles não poderiam comandar a prefeitura. O tribunal entendeu que este seria o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar, o que é vedado por lei.

No início de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) em relação à cassação do mandato de Adail Filho, que levou à realização do pleito deste domingo. Keitton então passou a encabeçar a chave e venceu a eleição, mantendo o domínio da família Pinheiro sobre a política de Coari.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: