Amazonas

Justiça determina envio de helicópteros ao Amazonas para buscas de desaparecidos

A Justiça Federal determinou que o governo Bolsonaro envie imediatamente aeronaves para auxiliar nas buscas pelo jornalista Dom Philips, correspondente do The Guardian no Brasil, e indigenista Bruno Pereira da Fundação Nacional do Índio (Funai), desaparecidos desde domingo (05/06/2022) no Vale do Javari, oeste do Amazonas.

A decisão foi assinada pela juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas. A determinação atende pedido da Defensoria Pública da União (DPU) e a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA) pediram à Justiça na segunda-feira (06/06/2022) que seja reforçada a estratégia de busca e resgate.

Os defensores públicos responsáveis e a procuradoria jurídica da Univaja pediram que a União viabilize o uso de helicópteros à Polícia Federal, sejam das Forças de Segurança ou das Forças Armadas, além de que seja ampliada a equipe de buscas e o número de barcos.

Segundo informações da UNIVAJA até as 16h desta terça-feira (06/06/2022), não houve buscas com helicópteros. “É fundamental ressaltar que a região do Vale do Javari é gigantesca (8.544.000 hectares) de modo que se impõe que as equipes de buscas sejam imediatamente reforçadas não apenas em número de efetivo de pessoal, mas também com a disponibilização de barcos e helicópteros”, destaca o pedido.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: