Amazonas

Japão anuncia descoberta de variante do coronavírus em passageiros vindos do Amazonas

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID, na sigla em inglês) do Japão anunciou neste domingo (10/01) que detectou uma nova vaciante do novo coronavírus em quatro pessoas no aeroporto de Haneda, em Tóqui, vindas do Amazonas.

O nome da variante é B1.1.248 e 12 mutações na proteína spike, que conecta o patógeno à célula infectada. Especialistas se preocupam com mutações nessa região porque elas podem ajudar o vírus a enganar as células de defesa do corpo e anular o efeito das vacinas. No entanto, ainda não há dados que apontem nessa direção.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) ainda não se pronunciou sobre o anúncio. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) afirma que está buscando mais dados com o Consulado do Japão para entender o que está acontecendo.

Desde novembro, o Amazonas vem sofrendo alta de casos de Covid-19. Na virada de 2020 para 2021, porém, a situação saiu do controle e o sistema de saúde do estado já se aproxima do colapso. Ainda não é possível afirmar, contudo, que há relação entre essa nova variante e a situação atual do estado.

Mais informações em instantes.

5 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: