Amazonas Covid-19

Governo do Amazonas avalia flexibilizar o uso de máscaras

O governo do Amazonas já avalia flexibilizar o uso de máscaras em todo estado. A medida segue a tendência do Rio de Janeiro, onde o prefeito Eduardo Paes publicou decreto nesta segunda-feira (08/03/2022) desobrigando o uso da proteção, inclusive em locais abertos em toda capital fluminense.

Em nota enviada ao Vocativo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que existe uma discussão em relação a flexibilização do uso de máscaras na maioria dos Estados. Questionada sobre o critério, no entanto, a SES-AM não soube informar qual seria. “O Amazonas segue acompanhando os índices epidemiológicos e as taxas de ocupação dos leitos, novas contaminações e óbitos para também avaliar com muito critério esse tema” afirmou a secretaria.

Vale lembrar, no entanto, que a vacinação contra a Covid-19 segue totalmente estagnada em todo Amazonas. Apenas 2.510.051 de pessoas estão com esquema vacinal completo contra a infecção, o que representa apenas 59% dos habitantes do estado. Em Manaus, o percentual é um pouco melhor, com 1.519.338 já com duas doses ou dose única, o que representa 68% dos moradores da capital. Ainda longe do considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde, que é 85% a 90%.

Entre as crianças o percentual é ainda pior. Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), apenas 27,6% do público entre 5 a 11 anos do estado receberam vacinas contra a Covid-19 até a última sexta-feira (04/03/2022). As informações são repassadas pelas secretarias municipais de saúde dos municípios.

1 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: