Amazonas

Amazonas tem primeiro caso do novo coronavírus

A Secretaria de Saúde do Amazonas e a Vigilância em Saúde do Estado anunciaram na tarde desta sexta-feira (13) o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus (covid-19) no Amazonas. É o primeiro caso oficialmente confirmado na região Norte do país. O primeiro caso é uma paciente de 39 anos vinda de Londres no dia 11 de março. Outras três pessoas estão sendo monitoradas com suspeita de contaminação.

“A paciente procurou a rede privada de saúde no dia 12, logo que desembarcou. Essa paciente hoje encontra-se bem, estável e em isolamento. Ela não precisou ficar internada. Todas as ações de vigilância estão sendo feitas em tempo hábil. Estamos identificando os potenciais contatos da paciente no avião”, explicou Rosemary Pinto, diretora presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Ainda segundo a FVS, ainda não há casos de contaminação interna do vírus.

Segundo as autoridades que fizeram o anúncio, as aulas no Estado ainda não serão suspensas, exceto para idosos acima de 60 anos. Assim, alunos do programa de educação para a terceira idade, a Unati, serão suspensos por quatro semanas. Apesar isso, aglomerações estão desaconselhadas.

As autoridades alertam que os sintomas do convid-19 são brandos em 80% dos pacientes. Nesses casos, as autoridades recomendam que a população procure a rede básica de saúde mais próxima. “Apenas os pacientes graves, com dificuldades em respirar, procurem atendimento em hospitais”. A unidade designada para atendimento de casos do novo coronavírus é o hospital Delphina Aziz, na zona Leste de Manaus.

Números pelo país

O Brasil teve os primeiros casos de transmissão comunitária de coronavírus. De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, essa nova situação foi registrada nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Transmissão comunitária ocorre quando as equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais.

No balanço do ministério disponibilizado também nesta sexta, o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) chegou 98. Foram 21 pessoas infectadas a mais do que o último dado, anunciado ontem (12). Os casos suspeitos aumentaram para 1.485. Os descartados ficaram em 1.344.

2 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: